TJRS desmarca júri do caso da boate Kiss
Olá, concurseiros! Nesta terça-feira (5), o júri dos réus do famoso caso da boate Kiss que anteriormente teria sido marcado para o próximo dia 20, foi desmarcado e ainda não tem data definida para acontecer.
Em face da necessidade de organização de infraestrutura e logística exigidas por um júri de deste porte, o julgamento da tragédia que aconteceu em 27 de janeiro de 2013 e deixou 242 mortos e 636 feridos foi adiado. Veja o que disse o juiz de Direito Francisco Luís Morsch, da 1ª Vara do júri:
“Após o início do procedimento para organizar o julgamento, para a confirmação da data se faz necessário o aval de áreas técnicas. Suspendo, assim, a decisão anterior, que designara o júri para 20 de novembro próximo. Haverá a definição da data o mais breve possível”
– Francisco Luís Morsch
Julgamento
O placar teve quatro votos contrários contra apenas um a favor ao recurso do Ministério Público. Até então, os réus Elissandro Spohr, Mauro Hoffmann, Marcelo de Jesus e Luciano Bonilha aguardam o júri em liberdade. O tribunal reconheceu algumas falhas técnicas para a realização do júri, sendo elas:
- irregularidades na escolha dos jurados
- realização de uma reunião privada entre juiz e jurados
- ilegalidades na elaboração dos quesitos
- suposta inovação da acusação na fase da réplica
Possível data para o próximo júri
Alexandre Saltz, promotor-geral de justiça do Rio Grande do Sul, alegou em entrevista aos jornalistas que brevemente irá decidir com familiares das vítimas qual será a ação a ser tomada a partir da decisão desta terça feira. Saltz afirmou que em razão do tempo e dos fatores indicados no julgamento do STJ, acredita que o júri será remarcado para o início de dezembro.
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques