Recentemente, o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário da Bahia (SINPOJUD), noticiou um caso interessante. Foi publicado um edital oferecendo vagas exclusivas para estudantes LTGBTQIA+.
DETALHES DO EDITAL
O Juiz de Direito Auxiliar, atuante na 12ª Vara de Relações de Consumo, Mário Soares Caymmi, foi quem fez a divulgação do edital. No documento está explícito que as vagas são exclusivas apenas para pessoas que sejam LGBTQIA+.
Pessoas Trans e Não Binárias, de preferência pretas, serão priorizadas para a concorrência. Logo após, seguem os estudantes declaradamente gays e lésbicas, também preferencialmente pretas. Ainda conforme o edital, em nenhuma hipótese será admitido pessoas cisgênero heterossexuais.
O estágio é remunerado, e terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período uma única vez.
IMPORTÂNCIA DE OPORTUNIDADES COMO ESSA
Conforme o edital, essa restrição para pessoas heterossexuais, é uma medida afirmativa para propagação de diversidade, no âmbito do Poder Judiciário do Estado da Bahia, e define uma escala de preferência definida no reconhecimento do maior grau de discriminação social negativa.
Infelizmente a homofobia ainda está muito presente na sociedade, e no Poder Judiciário isso não é diferente. Oferecer oportunidades a esses estudantes é um motivo de esperança para todos, pois assim terão liberdade de escolher o curso, sabendo que podem alcançar sucesso na sua vida profissional. Além disso, também funciona como uma estratégia para combater o preconceito e a homofobia.
Leia também: https://noticias.cers.com.br/noticia/lei-sansao-protecao-para-gatos-e-cachorros/
Não esqueça de acompanhar nossas redes sociais:
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques