Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

CNJ recomenda a prorrogação da suspensão do prazo de validade dos concursos públicos

Avatar de Camylla Santos
Por:
Publicado em 15/04/2021, às 15:29 Atualizado em 15/04/2021 às 16:34

Olá, Concurseiros! A pandemia do coronavírus vem impactando o mundo de diversas formas, e o mundo jurídico, claro, não ficou de fora, seja em decorrência da necessária quarentena, pelos reflexos nos concursos públicos ou pelas alterações legislativas e jurisprudenciais que temos visto. E, tendo em vista o atual cenário de expansão da pandemia, trouxemos uma importante notícia aos concurseiros: a prorrogação da suspensão do prazo de validade dos concursos públicos. Confira!

Prorrogação da suspensão do prazo de validade dos concursos públicos

Foi aprovada a Recomendação Nº 96 de 09/04/2021 feita pelo Conselho Nacional de Justiça para os Tribunais do país avaliem a prorrogação, até o dia 31 de dezembro de 2021, a suspensão da validade dos concursos públicos vigentes, como meio de mitigar o impacto decorrente das medidas de combate à contaminação causada pelo Coronavírus – Sars-cov-2.

Art. 1º O artigo 1º, caput, e § 2º, da Recomendação CNJ nº 64, de 24 de abril de 2020, passam a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 1º. Recomendar aos Tribunais que avaliem a pertinência de prorrogar, até 31 de dezembro de 2021, a suspensão dos prazos de validade dos concursos públicos vigentes, tendo em conta as necessidades sanitárias da localidade. […]

2º Na hipótese de prorrogação, os prazos serão retomados a partir de 1º de janeiro de 2022″.

Art. 2º Os Tribunais darão ampla publicidade aos atos relativos aos certames cujos prazos de validade foram prorrogados em veículo oficial e nos respectivos sites institucionais.

Art. 3º Esta Recomendação entra em vigor na data de sua publicação.

Recomendação 64/2020

A aprovação do mencionado ato enseja a alteração da Recomendação 64/2020, tendo sido proposta pelo conselheiro Emanuel Pereira, foi considerado o cenário de incertezas do programa de imunização da população contra o coronavírus, juntamente com a necessidade de medidas sanitárias para o enfrentamento do avanço da pandemia. Visto que, no momento atual a situação epidemiológica não se amenizou, ao contrário, recrudesceu.

Art. 1º Fica prorrogado para o dia 15 de maio de 2020 o prazo de vigência da Recomendação nº 45, de 17 de março de 2020, do Provimento nº 91, 22 de março de 2020, do Provimento nº 93, de 26 de março de 2020; do Provimento nº 94, de 28 de março de 2020 e do Provimento nº 95, de 1º de abril de 2020, que poderá ser ampliado ou reduzido por ato do Corregedor Nacional de Justiça, caso necessário. Art. 2º Este Provimento entra em vigor a partir de 1º de maio de 20

Como manter o foco nos estudos no atual cenário?

Em virtude do quantitativo crescente de pessoas contaminadas pelo Coronavírus os certames foram suspensos, sabemos que essa notícia foi um banho de água fria na maioria e que não veem a hora dos concursos serem retomados, logo o nervosismo e a ansiedade podem vir tomar conta de vocês, por esse motivo separamos algumas dicas que irão auxiliá-los no combate desses males. Vamos Juntos!

Foque nos pontos relevantes da sua vida 

Por mais que conseguir a nomeação em um concurso público seja muito importante para a sua carreira profissional, existem várias outras coisas que compõem sua rotina diária. É mais do que importante que você reflita sobre isso e não deixe a ansiedade ganhar proporções estratosféricas. A prova é apenas um desafio que precisa ser superado e será no tempo certo. 

Mantenha uma atitude Positiva

Mesmo que seja um momento difícil e de muitas preocupações, mantenha-se positivo e confiante durante esse processo de espera. Pois manter a leveza é uma alternativa e tanto para ficar bem.

Veja mais algumas dicas de como conciliar os estudos no cenário de pandemia:

– Faça um planejamento;
– Estabeleça uma  rotina;
– Hobby ( decoração da casa, plantas, animais, aprender alguma coisa nova, cursos online gratuitos, capacitação);
– Estabeleça uma Lista de prioridades;
– Realize atividade física e alimentação saudável;
– Busque técnicas de autocoaching.

Futuros (a) empossados e empossadas, esperamos que essa matéria não desanime sua jornada de estudos, mas que seja uma alavanca de motivação e, para ficar ainda mais por dentro, confira já os impactos do coronavírus no universo jurídico! Vamos juntos!

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Camylla Santos
Por:
Autor

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a