Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Ação penal sem trânsito em julgado implica exclusão de concurso.

Avatar de Maria Luiza Gonçalves
Por:
Publicado em 03/08/2022, às 15:23

Agora ação penal sem trânsito em julgado implica exclusão de concurso, saiba mais!

No dia 28 de julho, a 1ª turma do STF proferiu decisão que excluiu candidato do concurso de inspetor de polícia.

O Supremo, por unanimidade, considerou constitucional e, portanto, lícita, a cláusula no Edital sobre a exclusão de candidatos que responderem inquéritos e ações penais sem trânsito em julgado.

Esse questão foi tema de alguns debates, sendo assim, preparamos esse post especial para você entender direitinho o que aconteceu e se atualizar no mundo dos concursos.

Vamos juntos?

De acordo com os autos do processo, o candidato foi considerado inapto para o concurso de inspetor da polícia por ter um processo penal em andamento contra ele, sendo assim, em seu pedido, alegou que tal cláusula violava o princípio da presunção de inocência.

A Ministra responsável, Carmem Lúcia, adotou a jurisprudência presente no Tema 22 e negou pedido do candidato. Nas palavras da juíza, como regra geral, a lei não autoriza tamanha rigidez para eliminação de candidatos, porém, para situações como no caso em tela, o cargo do autor “exigia” uma maior rigorosidade.

Nas palavras da magistrada:

“A lei pode instituir requisitos mais rigorosos para determinados cargos, em razão da relevância das atribuições envolvidas, como é o caso, por exemplo, das carreiras da magistratura, das funções essenciais à Justiça e da segurança pública. Em casos como este, em que as instâncias antecedentes analisaram a repercussão de um processo penal em alguém que se presta um concurso para os quadros da polícia, o pedido não poderia prosperar.”

Para alguns juristas, tal decisão viola princípios importantes presentes da Constituição Federal de 1988, bem como da Declaração Universal de Direitos Humanos, ferindo a presunção de inocência e “condenando”, ainda que socialmente, um sujeito que não foi julgado.

Quais as hipóteses de aborto legal no Brasil?

Novas Regras sobre Alienação Parental: fique por dentro!

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Maria Luiza Gonçalves
Por:
Jornalista

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a