Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Reajuste salarial para policiais é aprovado no Senado

Joffre Tenorio
Por:
Publicado em 09/11/2023, às 18:09 Atualizado em 10/11/2023 às 08:44

Reajuste salarial para policiais vem aí. O Plenário do Senado Federal aprovou, na última semana, o Projeto de Lei (PL) 4.426/2023, que contempla uma série de medidas importantes para diferentes áreas. Além de assegurar reajuste aos policiais, o PL visa a redução da fila da Previdência Social, reduz cargos efetivos vagos no Poder Executivo e promove mudanças na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Leia também: Lei Geral da Polícia Civil é aprovada na Câmara

Reajuste salarial para policiais

Uma das vertentes centrais do projeto é o reajuste salarial para policiais dos estados de Amapá, Rondônia, Roraima e do Distrito Federal. O texto também aborda o reajuste do auxílio-moradia para policiais militares e a possibilidade do Governo do Distrito Federal conceder indenizações específicas. Os representantes do Distrito Federal defenderam veementemente a aprovação do projeto, enfatizando a necessidade de reajustes para os profissionais da segurança pública.

Projeto prevê ainda:

Cessão de militares e policiais civis para exercer cargos de confiança nos poderes legislativos

Licenças remuneradas para atividades sindicais

Revogação de regras limitadoras (em até 10%) no efetivo de mulheres em determinados quadros policiais

Funai

Além do reajuste salarial para policiais, outro ponto abordado no PL é a modificação no funcionamento da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Propõe-se a ampliação do prazo dos contratos, estabelecendo novas regras para contratações temporárias e concursos públicos, além de reservar uma porcentagem de vagas para indígenas.

Agências reguladoras

O projeto também traz medidas para modernizar a estrutura administrativa de pessoal das agências reguladoras e a transformação de cargos no âmbito do governo federal. No entanto, essa última questão gerou debates acalorados, com a oposição tentando barrar a transformação de cargos vagos. .

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Joffre Tenorio
Por:
Autor

Jornalista e professor. Conteudista do CERS e Portal Exame de Ordem. Consultor de Comunicação da Associação Nacional de Apoio aos Concursos Públicos e Exames - ACONEXA. Vencedor por três vezes do Prêmio Nacional Allianz Seguros de Jornalismo, ganhador da Medalha do Mérito Jornalístico da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar de Pernambuco e atuando na produção de conteúdo sobre concursos, educação e área jurídica desde 2009.

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a