Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Próximo Concurso TST: Senado aprova criação de 270 cargos efetivos

Joffre Tenorio
Por:
Publicado em 25/04/2023, às 17:05 Atualizado em 26/04/2023 às 10:52

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O Próximo Concurso TST contará com mais vagas no edital. Isso porque o Projeto de Lei Complementar (PLC 100/2015), que cria cargos na Justiça do Trabalho, foi aprovado pelo Senado no final da última semana. A tramitação chegou, portanto, a sua última etapa no Congresso Nacional. A medida poderá favorecer também novas convocações do concurso TST em validade.

Leia também: Assinatura CERS está de volta

Próximo Concurso TST: Senado aprova criação de 270 cargos efetivos

Vagas para o Próximo Concurso TST

A proposta teve por objetivo a criação de 270 cargos de pessoal qualificado, solicitados pelo próprio Tribunal Superior do Trabalho (TST). A iniciativa agora só depende de sanção presidencial. Se avançar, serão criados 270 cargos efetivos de analistas judiciários e 54 cargos em comissão.

Proposta teve ampla aprovação

O relator do PL que cria vagas para o aual e Próximo Concurso TST, foi o senador, Vanderlan Cardoso (PSD-GO). Ele revelou que as comissões por onde o projeto tramitou foram favoráveis à proposta. Segundo Vanderlan, a proposta foi bastante discutida, afinal, o texto está em tramitação desde 2015. O objetivo do projeto, ainda de acordo com o parlamentar, é adequar o quadro de pessoal do TST, possibilitando uma maior alocação de pessoas com qualificação profissional compatível com a atividade fim.

Concurso válido até 2025

Embora tenha sido realizado em 2017, o concurso do TST ficará válido até 2025, já que sofreu uma paralisação em virtude da pandemia da Covid-19. A seleção para a área de apoio foi teve o seu resultado homologado em 2018. Entretanto, o prazo de validade foi suspenso em 2020 e retomado somente em junho de 2022. Ainda não sabemos quando será, portanto, o Próximo Concurso TST.

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Joffre Tenorio
Por:
Autor

Jornalista e professor. Conteudista do CERS e Portal Exame de Ordem. Consultor de Comunicação da Associação Nacional de Apoio aos Concursos Públicos e Exames - ACONEXA. Vencedor por três vezes do Prêmio Nacional Allianz Seguros de Jornalismo, ganhador da Medalha do Mérito Jornalístico da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar de Pernambuco e atuando na produção de conteúdo sobre concursos, educação e área jurídica desde 2009.

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a