Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2023 aprovado! Saiba os Concursos Previstos.
Novidades para quem está se preparando para prestar concursos nesse ano de 2023. No dia 22 de dezembro, o Congresso Nacional aprovou o Projeto de Lei Orçamentária 2023 (PLOA), que prevê o provimento de 58.867 vagas para concursos no próximo ano.
Vale mencionar que esse projeto é o mesmo aprovado na Comissão Mista do Orçamento (CMO) em formato de texto substitutivo do relator-geral, o senador Marcelo Castro (MDB-PI). De acordo com ele, foi solicitado o aumento das contratações de servidores.
“Entendemos que o atendimento dos demais pleitos pode comprometer as prioridades do próximo governo. De todo modo, deixamos aqui a sugestão para que o governo contrate os aprovados nos concursos da PF, CGU, ABIN e das forças de segurança do DF”, disse o relator.
Por isso, atenção concurseiros! É necessário observar todos os detalhes. De acordo com o Projeto de Lei Orçamentária 2023 (PLOA) serão ofertadas 52.937 vagas para provimento e 5.930 para criação de cargos, distribuídas entre órgãos de Poder Executivo, Poder Judiciário, Defensoria Pública da União, Poder Legislativo e Ministério Público da União.
Importante observar que os quantitativos representam um número estimado de vagas. O orçamento sancionado prevê R$ 13,3 bilhões para reajustes salariais, planos de carreira e vantagens.
Com um prazo considerável até a publicação dos editais, os concursos 2023 são uma excelente oportunidade para quem deseja garantir a aprovação.
Se o seu sonho é atuar no serviço público, 2023 pode ser o seu ano! Agora que tal se informar sobre as vagas que podem ser abertas em cada Poder?
- Federal: 58.867 vagas (52.360 para provimento e 5.899 para criação;
- Executivo: 50.175 vagas (3.518 para criação e 46.657 para provimento);
- Judiciário: 7.844 vagas (2.333 para criação e 5.511 para provimento);
O PLOA 2023 ainda precisa ser aprovado pelo Presidente da República para ser ratificado e efetivamente se tornar uma LOA (Lei Orçamentária Anual), com força legal para coordenar as decisões orçamentárias do próximo ano. No entanto, espera-se que o texto permaneça inalterado, como vem ocorrendo desde que foi aprovado pela Comissão Mista de Orçamento (CMO).
Por isso permaneçam atentos ao nosso blog e redes sociais pois estaremos sempre trazendo novidades, e preparando os melhores materiais para a sua preparação!
Vamos juntos!
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques