MENU

Todas as regiões

FECHAR

Primeira fuga de prisão federal aconteceu em Mossoró

Por:
Publicado em 15/02/2024, às 11:00 Atualizado em 15/02/2024 às 11:36

Dois detentos que se encontravam em uma prisão Federal em Mossoró desde 2023, conseguem fugir nesta quarta-feira.

Desde que foram criadas as Penitenciárias Federais em 2006, nunca houveram registros de fugitivos. Porém, nesta quarta, 14, dois homens conhecidos como “Querubim” e “Tatu”, Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, protagonizaram a primeira fuga de uma Prisão Federal.

Após participarem de uma rebelião em um outro presídio de segurança máxima em Rio Branco, ambos foram transferidos para a Penitenciária Federal de Mossoró em setembro de 2023. Na rebelião em que participaram, houveram cinco mortes de outros detentos, sendo três deles decapitados.

Método de fuga

Se tratando de fuga em uma prisão Federal, a primeira dúvida que temos é de como os fugitivos conseguiram escapar. Por volta das 3h17 da madrugada, os fugitivos escalaram uma das luminárias, tendo acesso ao teto, cortando a cerca e assim, pularam para fora.

Os investigadores suspeitam da possibilidade de falha humana ou cooptação. Já que não há resposta para como os homens conseguiram passar por três portas – cela, corredor e pátio sem serem vistos. Sem contar em como burlaram o sistema de câmeras.

Já o Ministério da Justiça, suspeita que uma obra que ocorria na penitenciária ajudou para a diminuição do sistema de segurança. Segundo integrantes do Ministério, devido a obra, um detector de metais não estava funcionando, portanto, os agentes penitenciários não estavam passando pelo procedimento, então poderia entrar com material que normalmente é proibido.

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Tags relacionadas: