Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Presidente do Senado defende mandato para ministros do STF

Rayssa Leal
Por:
Publicado em 29/11/2023, às 12:20

O assunto veio à tona dias após o Senado Federal aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que busca impedir as decisões monocráticas dos ministros do STF e desembargadores. Entenda!

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Nova Proposta de Emenda à Constituição

De acordo com informações, o Senado Federal deve avançar, em breve, na discussão de uma nova PEC, que objetiva instituir mandatos fixos aos ministros do Supremo Tribunal Federal.

Conforme noticiado pelo canal CNN, o senador Davi Alcolumbre (União-AP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), prometeu indicar na próxima semana o relator da PEC que define os mandatos na Corte.

A proposta foi apresentada pelo senador Plínio Valério (PSDB), ainda em 2019. De acordo com o texto, o mandato dos ministros do STF teria um tempo de 8 anos, sem direito à recondução.

Além disso, é provável que a PEC busque também alterar a idade mínima para se tornar ministro do Supremo.

“Hoje são 35 anos, poderia se elevar essa idade mínima e fixar um mandato para os ministros do STF. Isso está em uma PEC na CCJ do Senado e eu considero, que assim como outros tantos países do mundo adotam essa sistemática, pode ser uma sistemática muito positiva para o Brasil. Mas, essa é uma manifestação minha, que não vincula o colegiado do Senado, que em momento oportuno vai apreciar essa questão do mandato de ministros do Supremo”

Rodrigo Pacheco, Presidente do Senado.

Limitação aos Poderes do STF

Com 52 votos a favor e 18 contra, o Senado Federal aprovou, na quarta-feira (22), a PEC que restringe a possibilidade de que ministros do Supremo e desembargadores tomem decisões monocráticas.

A proposta prevê, portanto, que magistrados da Corte não poderão, por exemplo, por meio de decisão individual, cassar atos dos presidentes da República, do Senado ou da Câmara.

Com a aprovação, agora o texto segue para a Câmara dos Deputados, onde também precisa passar por votação em dois turnos.

Leia também: Ministro do STF anula reconhecimento de vínculo de emprego a entregador de aplicativo

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Rayssa Leal
Por:
Autor

Analista de Conteúdos CERS. Estudante de Direito na Universidade Federal de Pernambuco. Aprovada no 35º Exame de Ordem.

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a