O diferencial da Pós-graduação para Carreiras Jurídicas - Portal de notícias CERS

O diferencial da Pós-graduação para Carreiras Jurídicas

Estar preparado é uma questão de escolha e, no mundo do Direito, é preciso se destacar!

Thaísa Moraes
Por:
Atualizado em 22/10/2018 - 15:23
Fique por dentro da importância de realizar uma Pós-graduação para Carreiras Jurídicas.

Foi-se o tempo que o diploma de graduação era suficiente para garantir uma boa trajetória profissional. Nas Carreiras Jurídicas, portanto, não poderia ser diferente. Ainda mais porque, no ramo do Direito, atualizar-se é uma questão de necessidade. Por isso, realizar uma Pós-graduação pode lhe abrir portas para novas oportunidades.

Como escolher uma Pós-graduação em Direito?

Na hora de escolher a sua Pós-graduação em Direito é importante elencar as prioridades que determinarão a sua instituição de ensino. Portanto, vale muito a pena você pesquisar os seguintes tópicos:

1) Instituição  

O primeiro passo para escolher a sua pós-graduação em Direito é buscar uma instituição de ensino renomada. Dessa forma, é importante checar se os cursos são validados pelo Ministério da Educação (MEC), pois isso é fundamental para garantir a legitimidade do seu diploma. Mas, cuidado: é preciso que o valor das mensalidades caibam no seu bolso, então fique atento para que esse quesito não se torne o fator principal. Afinal, dessa forma você vai investir tempo e dinheiro sem aproveitar as oportunidades.

2) Corpo Docente

Lembre-se de consultar a lista de professores que irão ministrar as aulas. Mas também é importante saber a metodologia de ensino que adotam, pois eles precisam ser didáticos e experientes. Com anos de mercado, por exemplo, poderão contar como realmente funcionam os órgãos e onde as propostas de conteúdo se aplicariam ao escopo de atividades.

3) Relevância por área

Outro ponto fundamental que irá contribuir para a definição da sua Pós-graduação é a abordagem dos conteúdos. Sendo assim, procure saber se a ementa conta com temas atuais que fazem parte da área. Com ela, você saberá se os conteúdos serão úteis para por em prática o que você aprender durante as aulas.

 

Módulo EAD ou Presencial?

Após decidir onde você vai estudar, é chegado o momento de definir a forma como você vai acompanhar o conteúdo. Nessa hora é comum que as instituições mais modernas ofereçam as modalidades presencial ou EAD (Ensino a Distância).

No entanto, na hora de optar pela modalidade, você deve avaliar o seu tempo disponível para estudo e também para a locomoção até as aulas, para o caso de curso presencial. Se você trabalha no mínimo oito horas por dia e ainda mora distante da instituição escolhida, por exemplo, talvez seja mais interessante o Ensino a Distância. Mas, já se você tem maior disponibilidade e ainda não precisará se preocupar com o trânsito, vale a pena conferir as oportunidades presenciais.

Agora, fique por dentro das vantagens de cada modalidade e descubra qual se adequa melhor ao seu dia a dia.

 

Curso online

A modalidade online permite que você faça a sua carreira no seu tempo! Você poderá estudar onde quiser por meio de dispositivos móveis, além de contar com a flexibilidade de horário.

Na Pós-graduação CERS, o EAD lhe permite estudar com professores espalhados pelo Brasil em uma plataforma de ensino interativa, que oferece materiais de leitura, exercícios de fixação do conteúdo, fóruns e atendimento individualizado com tutores.

Outra grande vantagem é poder agendar suas provas com toda a comodidade. Inclusive, a defesa do seu TCC será pelo Skype.

Confira três razões indiscutíveis para realizar uma pós-graduação em Direito.

 

Curso presencial

Aqui, você pode ficar mais perto dos professores e colegas de classe. É uma ótima oportunidade para realizar network e abrir novas oportunidades no mercado.

Além disso, caso você não tenha a estrutura adequada para estudar em casa, como um ambiente silencioso para realizar seus estudos, na modalidade presencial, você já estará inserido no ambiente perfeito para se concentrar e aprender.

 

Ainda não se convenceu?

Se você ainda não está convicto da importância da pós-graduação na sua carreira, confira cinco motivos que vão fazê-lo mudar de ideia:

 

1. Você será um especialista

Ao final do curso de pós-graduação, o profissional se torna especialista naquela determinada área. Muitos assuntos importantes para a carreira de um profissional não são ensinados ou são pouco enfatizados na graduação e, por isso, a pós-graduação permite que o estudante adentre por tais conteúdos.

2. Atualize-se e esteja preparado para novos desafios

Diante de um mercado mais exigente, destacam-se os profissionais mais bem capacitados e preparados para os novos desafios. Na área jurídica, as mudanças nas relações sociais exigem do profissional uma atualização constante no que diz respeito à legislação e o modo de pensar o Direito.

Durante a pós-graduação, toda a carga teórica será apresentada também sob uma perspectiva prática, permitindo ao profissional a aplicação imediata do que foi aprendido nas aulas. Além de contar com a experiência de professores que atuam no mercado e conciliam, diariamente, a teoria e a prática de determinada área jurídica.

 

3. Salário mais atrativo

A especialização pode ser o diferencial para alcançar uma melhor colocação na empresa. Cargos de maior responsabilidade exigem conhecimentos mais aprofundados.

Uma pesquisa comprovou que fazer curso de pós-graduação amplia as chances de ter aumento de salário ou promoção. O estudo foi feito pela consultoria Robert Half com executivos brasileiros e mostrou que 66% dos profissionais com pós-graduação ou MBA tiveram altas salariais após a conclusão do curso.

 

4. Dar um novo foco na carreira

A primeira experiência profissional de um bacharel nem sempre é na área de maior afinidade com o Direito. E muitos podem ter dificuldade de mudar de ramo mais tarde por falta de conhecimentos para assumir um bom cargo. Por isso, a pós-graduação pode ser exatamente o que ele precisa para dar um novo foco à carreira.

 

5. A importância do networking

Cursar uma pós-graduação faz você conhecer muitas pessoas interessantes que podem influenciar positivamente na sua carreira. Excelentes oportunidades de trabalho surgem de indicações do seu círculo de amizades pessoais e profissionais.

Além disso, a relação com os professores que atuam no mercado de trabalho acrescenta muito à experiência dos estudantes. Assim, eles se tornam contatos valiosos para toda a carreira.

 

6. Titulação em concursos públicos

Especialmente para você que tem toda pretensão do mundo em ingressar nas carreiras jurídicas, a pós-graduação será um dos pontos fundamentais para desempate na seleção. Além disso, ela também pode contribuir para a ascensão da sua jornada mesmo já dentro do órgão, quando você já estiver atuando em seu cargo.

 

Quais são os tipos de Pós-graduação em Direito?

Já que um bom profissional deve estar em constante atualização, as oportunidades de Pós-graduação em Direito surgem de acordo com as necessidades do mercado.

Como o Direito apresenta várias temáticas, é interessante você pesquisar qual delas se encaixa melhor no propósito que o fez buscar um novo curso. Confira algumas áreas que podem ajudar na sua escolha.

– Compliance e Direito Anticorrupção
– Ciências Criminais
– Direito Administrativo
– Direito Público
– Direito e Prática Previdenciária
– Ciência Política e Direito Eleitoral
– Direito Médico
– Gestão Estratégica na Advocacia
– Direito Constitucional
– Direito da Família e Sucessões
– Direito Imobiliário
– Processo Civil
– Direito Digital
– Direito e Processo Tributário
– Direito Contratual
– Direito e Processo do Trabalho
– Direito Notarial e Registral
– Direitos Difusos e Coletivos
– Segurança Pública com Ênfase em Atividades Policiais

Todos esses cursos estão disponíveis na Pós-Graduação CERS! Aproveite.

COMENTÁRIOS