Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Porte de arma permitida raspada não configura crime hediondo, decide juíza

Avatar de Sara Vitória
Por:
Publicado em 09/08/2024, às 13:52

A infração relacionada ao porte ou à posse de arma de fogo permitida, que possui a numeração, a marca ou qualquer outro sinal de identificação removido, eliminado ou alterado, não é considerada um crime hediondo.

Entenda

Diante disso, a juíza Cirlaine Maria Guimarães, atuando em Mariana (MG), deu provimento a um agravo de execução para corrigir a pena de um reeducando. Em sua análise, ela recorreu a precedentes do Superior Tribunal de Justiça para afirmar que não há hediondez associada ao crime descrito no artigo 16, §1º, inciso IV da Lei nº 10.826/03.

Na fundamentação de sua decisão, a magistrada apontou que, conforme o entendimento do STJ, “especialmente no julgamento do Habeas Corpus nº 525.249-RS, o porte ou a posse de arma de fogo de uso permitido que possua numeração, marca ou qualquer sinal de identificação raspado, suprimido ou adulterado, não é considerado um crime hediondo”.

A juíza ainda acrescentou: “Constato que a condenação do reeducando se refere a uma arma de fogo de uso permitido”, ao revogar parcialmente uma decisão anterior.

“Este alinhamento jurisprudencial reforça a necessidade de atualização e adaptação das decisões judiciais aos entendimentos superiores, promovendo a uniformidade e a previsibilidade das decisões judiciais em todo o território nacional”, afirma o advogado André Dolabela, da banca Dolabela Advogados, que atuou no caso.
Processo 4400431-16.2023.8.13.0693

Leia Também: STJ anula provas acolhidas em local usado como escritório e residência por adv

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Sara Vitória
Por:
Autor

Conteudista CERS. Estudante de Direito, Aprovada na Faculdade aos 16 anos.

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a