O novo desafio dos candidatos do XX Exame: a correção das peças!
E é a pior parte porque não é possível fazer nada: todos vocês agora são passageiros da espera, e não podem fazer rigorosamente nada em função disto. Esse é o período em que a ansiedade ganha sua maior dimensão. Aliás, chegando próximo ao dia do resultado preliminar (11/10) a ansiedade ganha contornos dramáticos. É a pior espera do mundo!
E a grande dúvida é uma só: "será que estão corrigindo a minha prova direito?"
Na prova passada, do XIX, tivemos peças corretas, talvez tendo sido uma das melhores provas neste sentido, mas também tivemos a pior das correções da história da 2ª fase.
E isso repercutiu muito mal, inclusive dentro da própria OAB.
Eu sei que foi exigido uma melhora no nível das correções, e que demandas neste sentido foram realizadas na FGV. Há, a partir daí, a perspectiva de uma melhora.
Depois da 2ª fase do X Exame de Ordem a FGV deu uma melhorada geral no nível do Exame de Ordem, contando aí as duas fases. Foi necessário um exame traumático como aquele para a "ficha cair" e as coisas finalmente tomarem rumo. Mesmo assim no XIX Exame a coisa foi muito feia.
As provas de ontem, no geral, foram muito boas, tanto em termos de identificação das peças como também na parte das questões. Vamos descontar a questão da prova de Civil, com o nítido uso do CPC de 73. Mas, como antecipamos em 1ªmão para vocês, a banca vai aceitar tanto a fundamentação do CPC de 73 como também do Novo CPC:
ATENÇÃO! Gabarito da peça da prova de Civil vai ser aberto!
Prova de empresarial tem o mesmo problema da prova de civil
Nenhum curso preparatório ensinou com base no antigo CPC. Boa parte dos candidatos sequer tinha o antigo CPC em mãos. A abertura do gabarito, neste aspecto, é vital apra evitar uma reprovação em massa de candidatos, e isto por uma falha da própria FGV.
Ainda nesta semana, inclusive, deve ser publicado um comunicado oficializando o que antecipamos aqui.
Dá para contar nos dedos de uma só mão as edições que não deram problemas, e isso contabilizando o tempo em que acompanho a prova, desde bem antes da completa unificação, incluindo aí a questão da correção das peças. Essas sempre geram polêmica.
A atual conjuntura estatística da 2ª fase é a seguinte: Foram, aproximadamente, 110 mil inscrtos na prova do XX Exame. É um númeor baixo, considerando as últimas edições.
Vamos ver quanto inscritos tivemos nas edições mais recentes:
IX Unificado – 118.537 inscritos
X Unificado – 124.887 inscritos
XI Unificado – 101.156 inscritos
XII Unificado – 122.352 inscritos
XIII Unificado – 126.526 inscritos
XIV Unificado – 110.820 inscritos
XV Unificado – sem dados
XVI Unificado – 111.816 inscritos
XVII Unificado – 133.390 inscritos
XVIII Unificado – 124.000 inscritos
XIX Unificado – 128 mil inscritos
XX Unificado – 110 mil inscritos
Tivemos 35.177 candidatos aprovados na 1ª fase. Juntando aos aprovados na 1ª fase os candidatos oriundos da repescagem – 18.498 – tivemos um total de 53.675 candidatos na 2ª fase! Não sabemos exatamente quantos fizeram a prova ontem e quantos faltaram.
O recorde de candidatos em uma segunda fase ainda pertence ao XV Exame, que teve 70.354 examinandos tentando a sorte.
Advogado em Brasília (DF), autor do blog Portal Exame de Ordem com foco nas questões que envolvem o Exame Nacional da OAB, divulgando informações e matérias atualizadas, além de editoriais, artigos de opinião e manifestações que dizem respeito ao tema.
Leia mais em: http://blog.portalexamedeordem.com.br/
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques