MENU

Todas as regiões

FECHAR

Novo Concurso Unificado do TSE: Saiba os principais assuntos cobrados

Por:
Publicado em 30/03/2023, às 20:35 Atualizado em 30/03/2023 às 20:39

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O Novo Concurso Unificado do TSE deve ter edital até agosto próximo. Para melhor direcionar os seus estudos, conversamos com o professor de Direito Eleitoral do CERS, José Guerra, que é servidor do TRE-PE. Segundo ele, os principais assuntos para quem deseja se preparar visando Novo Edital Concurso TRE Unificado são:

– Propaganda Eleitoral

– Financiamento Eleitoral

– Condutas vedadas aos Agentes Públicos

– Ações Eleitorais

Leia também: TRE-PE confirma participação no concurso unificado e divulga cargos vagos

Novo Concurso Unificado do TSE: Saiba os principais assuntos cobrados

Ainda de acordo com Guerra:

“O foco deve ser nas Lei Complementar 64/90, Lei n⁰ 9.504/97 e a Lei 9.096/95. Ter cuidado com o Código Eleitoral, pois alguns artigos não foram recepcionados pela Constituição de 1988”, alerta o professor.

José Guerra

Outros assuntos que devem ser estudados

Se você está se preparando para o Novo Concurso Unificado do TSE, lembre-se que a Resolução nº 23.391, de 16 de maio de 2013, diz que as matérias cobradas em concurso público para provimento de cargos efetivos dos Quadros de Pessoal da Justiça Eleitoral, são as seguintes:

– gramática e interpretação de texto da língua portuguesa;

– noções de informática;

– normas aplicáveis aos servidores públicos federais;

– regimento interno do respectivo Tribunal.

Conhecimentos específicos

Tem ainda a parte de conhecimentos específicos no Novo Concurso Unificado do TSE, que deve contemplar as disciplinas específicas de cada função. Também será realizada uma prova discursiva, abordando um tema atual ou um tema relacionado a área de atuação do cargo. É importante destacar que as disciplinas específicas serão anunciadas com a publicação do edital de abertura.

As vantagens do concurso ser unificado

O Novo Edital Concurso TRE Unificado será totalmente conduzido pelo TSE, principalmente sob o argumento de redução de custos. Mas isso traz alguma vantagem para o concurseiro? O professor José Guerra acenou de forma positiva para este questionamento. “Sim. É mais vantajoso, pois o concurseiro pode concorrer as vagas específicas por Tribunal Regional Eleitoral e também na ampla concorrência, ou seja, para qualquer Regional” pontuou.

Quando sairá o edital do Novo Concurso Unificado do TSE

A expectativa é que o Novo Edital Concurso TRE Unificado saia até o final de setembro de 2023, com previsão de convocação para o início de 2024, ano de eleições municipais. O período eleitoral vai exigir um aporte maior de mão de obra e por isso mesmo é crescente a hipótese de que os novos servidores sejam nomeados o quanto antes.

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques