Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Mulheres que Inspiram: Juliana Menezes, Delegada da PCSP

Avatar de Paolo Lima
Por:
Publicado em 08/03/2023, às 14:47 Atualizado em 08/03/2023 às 14:57

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Dando continuidade à nossa série de entrevistas para a semana da mulher, agora é a vez de vocês conhecerem a professora e Delegada da Polícia Civil de São Paulo, Juliana Menezes, mais uma das nossas Mulheres que Inspiram. Além de Delegada, Juliana já foi servidora do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.

Leia também a primeira matéria dessa série: Mulheres que inspiram: Mayara Tachy, Defensora Pública do DF

Professora e Delegada Juliana Menezes - Mulheres que Inspiram

Os obstáculos das mulheres no serviço público

No dia 8 de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Sabemos que, infelizmente, ainda hoje as mulheres precisam ultrapassar alguns obstáculos extras para alcançar seus objetivos. Mas é inegável que já tivemos muitos avanços. A senhora poderia comentar um pouco sobre?

Com certeza já avançamos muito, porém, ainda estamos muito distantes do ideal. A prova disso é que todo oito de março essa data ainda precisa ser lembrada. Lembrada como um dia de reflexão, reflexão sobre nossas conquistas, avanços e também sobre os nossos atrasos. Hoje já podemos perceber que estamos ocupando “novos” espaços, mas como sempre digo, ainda precisamos fazer o dobro para demonstrar a nossa capacidade. Mas acredito que o nosso avanço agora é contínuo e imparável.

O espaço das mulheres nas carreiras policiais

Atualmente já temos um grande número de mulheres em carreiras policiais, mas algum tempo atrás isso ainda não era uma realidade. O que a senhora acredita que influenciou diretamente para que isso acontecesse?

Ainda somos poucas, quando comparadas com o efetivo masculino, porém, já existimos e conseguimos fazer sentir a nossa presença. Acho que isso é mais um reflexo da nossa ocupação em todos os lugares. Da desmistificação de que há atividades fora da nossa competência e das nossas habilidades. As carreiras policiais exigem qualidades que nós mulheres temos, colo coragem, capacidade de iniciativa, de liderança, pensamento ágil, empatia. Então por que acreditamos que esse espaço não pode ser nosso também? Acho que nesse ponto a representatividade importa muito. Quanto mais mulheres vemos nas carreiras policiais, mais conseguimos perceber que é possível. É esse ciclo que incentiva cada vez mais e mais mulheres estarem por aqui.

Um recado especial para quem também sonha em ser Delegada

Que recado a senhora gostaria de deixar para as mulheres que sonham com a carreira policial?

Venham! Se desapeguem das verdades limitantes que tentam impor sobre nós. De que a atividade exige habilidades que não temos. Temos sim. Não há nenhum perigo na carreira policial que não possa ser encarado por nós. Hoje temos mulheres em todas as posições dentro da polícia, exercendo com louvor as suas atribuições. Precisamos de mais mulheres. A nossa visão de mundo e a nossa perspectiva faz muita diferença dentro das instituições. Então se você tem esse sonho, não deixa que te façam desistir. Busque inspirações, converse com mulheres policiais, veja que é possível conciliar com demais sonhos, como a maternidade se você quiser. Mas venha!

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Paolo Lima
Por:
Autor

Analista de Conteúdos CERS. Advogado, pós-graduado em Direito Penal.

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a