A aula com o professor Andreas Kotsios (16/01/2021) foi, sem sombra de dúvidas, uma dessas experiências que se leva para a vida. A convite da Professora Laís Bergstein, na cadeira de Direito Transnacional, extremamente simpático, o professor explicou a metodologia de ensino adotada desde a década de 90 pela Universidade de Uppsala, Suécia, a qual utiliza as técnicas de “active learning methodology” (especialmente o “problem-based learning method – PBLM”), tendo um feedback muito positivo tanto de seus estudantes, quanto do mercado profissional. Andreas Kotsios contou que os alunos são incentivados a desenvolver o pensamento crítico, construindo soluções em grupo para a apresentação de seminários, com os casos designados pelo professor. Nesta fascinante metodologia de ensino o objetivo não é necessariamente chegar a uma conclusão do caso, mas estimular no alunado o pensamento crítico, coerente e lógico, preparando-os para uma carreira na advocacia, melhorando a capacidade de argumentação, sobretudo a formação do raciocínio, sendo a grande beleza o processo de descoberta, não o que o aluno concluiu, mas como ele chegou a tal conclusão. O professor convidado esclareceu algumas particularidades acerca do sistema legislativo da Suécia, a exemplo de sua coexistência com as leis nacionais e aquelas inerentes à União Europeia. Para facilitar a compreensão da turma, o professor relatou a situação da legislação consumerista, sendo a sueca mais benéfica ao consumidor que aquela aplicada pela União Europeia, cenário completamente diferente do ordenamento jurídico brasileiro. A instigante aula com a especial participação do professor Kotsios, marcou positivamente mais um dia de aprendizado no Mestrado Profissional em Direito da Faculdade CERS.
*Andreas Kotsios colabora com CERS desde 2019. É Doutorando em Direito Civil pela Uppsala University, onde leciona há alguns anos. Sua pesquisa se concentra em proteção ao consumidor, proteção de dados, direito da concorrência e legislação de TI.