Muitos escutam nos bancos da faculdade que advogado não pode fazer marketing jurídico. No entanto, isso não é verdade! Marketing e propaganda não se confundem.
O conceito de marketing é muito mais amplo e envolve muitos aspectos que são permitidos ao advogado, por exemplo, que podem e devem ser bem explorados.
Dentre todos esses conceitos, um deles possui destaque especial para advogados: o marketing de inovação. Seth Godin é um grande nome no Marketing e uma das suas obras, esgotada no Brasil, é Purple Crow (Vaca Roxa em português).
Se as vacas não fossem todas marrons e houvesse uma vaca roxa, ela chamaria muita atenção, não é isso? Claro! Portanto, uma vaca roxa sairia do tradicional.
Marketing Jurídico
Então por que não ser assim no marketing jurídico? Ser igual, não inovar, simplesmente copiar o que outro advogado ou escritório já faz não é uma estratégia inteligente!
É inútil desenvolver um serviço jurídico para qualquer um. Nem adianta simplesmente desenvolver algo “um pouquinho melhor”, “um pouquinho mais barato” ou “um pouquinho mais fácil”. Você realmente precisa desenvolver algo notável.
Diferencie seus clientes
Para usar corretamente a estratégia da vaca roxa, diferencie os clientes. Identifique o grupo mais lucrativo, os que possuem maiores possibilidades de se tornarem agentes contaminadores. Então pense: Se pudesse escolher um nicho inexplorado como alvo, qual seria?
Há uma boa dose de risco ao se empreender, ao começar em um setor inovador. No entanto, o tédio fracassa. Por isso, se o seu marketing for tedioso, as pessoas não vão parar para prestar atenção em você. Ou seja, você será invisível para elas.
Controle as despesas
Além disso, outro fator de extrema importância é evitar as despesas prematuras e desnecessárias. Faça sempre medições das suas ideias. Saiba se elas estão agradando ou não. Assim você conseguirá, com o tempo, saber o que funciona ou não. Aceite o risco de viver a sua lenda.
Publique conteúdos
Abuse das suas mídias sociais para produzir o chamado marketing de conteúdo. Por meio dele você começará a criar autoridade e se tornar referência no nicho que decidiu explorar. Já pensou em construir um bom site jurídico rico em conteúdo? Um blog jurídico? Publicar dicas e atualizações em suas redes sociais? Todos esses recursos podem e devem ser bem explorados pelo advogado.
Identifique necessidades do mercado
No seu estudo de mercado, procure verificar se já há algo em que as pessoas estejam falando, qual é a necessidade de serviço jurídico na sua região? Acompanhe discussões, grupos e comentários. Clientes (pessoas físicas ou jurídicas) com necessidades são aqueles que terão maiores chances de responder às soluções que você pode oferecer. Comece com algo que você pode resolver.
Defina seu propósito
Procure fazer algo que envolva uma paixão sua, sua missão, seu propósito. Coisas notáveis vêm de pessoas que são apaixonadas pelo que fazem. E fazendo o que é sua missão, o que pode gerar transformação verdadeira na vida das pessoas, faça uma imersão na vida do seu público. Sinta o que as pessoas sentem. Enfim, esse processo também envolve paixão.