MENU

Todas as regiões

FECHAR

Mapas mentais: podem te auxiliar nos estudos e ajudar em memorizar mais rápido?

Por:
Publicado em 05/05/2023, às 13:26 Atualizado em 05/05/2023 às 13:49

Se você esta procurando métodos que te faça chegar de forma mais leve e certeira a tão sonhada aprovação, essa matéria é para você! De antemão, quero te falar que sim, mapas mentais podem ser uma ferramenta eficaz para auxiliar nos estudos e ajudar na memorização mais rápida. Os mapas mentais são uma forma visual de organizar informações, que utilizam diagramas para mostrar conexões entre ideias ou conceitos.

Ao criar um mapa mental, você está usando diferentes partes do cérebro para processar e lembrar informações. A criação do mapa envolve tanto a parte visual quanto a verbal do cérebro, e isso pode ajudar a consolidar a informação em sua memória. Veja um exemplo do nosso mapa CERS:

Ademais, os mapas mentais permitem que você veja as informações de uma forma mais organizada e hierárquica, o que pode facilitar entender as relações entre diferentes conceitos e ideias. Isso pode ajudar na memorização, pois você pode visualizar as conexões entre as informações e lembrá-las mais facilmente.

Por fim, a criação de um mapa mental pode ser uma atividade altamente envolvente e interativa, o que pode alavancar a motivação e a concentração durante o estudo. Isso pode tornar o processo de aprendizagem mais agradável e, mais eficaz.

Vale salientar que, os mapas mentais é uma ferramenta que pode ajudar, mas não é uma solução mágica para a aprendizagem. É importante complementar a criação de mapas mentais com outras estratégias de estudo, como revisão, resolução de questões, afinal, você estará aplicando os conceitos aprendidos no seu estudo.

Agora que você já sabe todo o benefício que os estudos por meio dos mapas mentais pode te trazer, vou te passar algumas dicas para estudar por mapas mentais e conseguir impulsionar seus estudos, vamos la!?

1- Comece com uma ideia central clara

Primeiramente, organize a suas ideais. A ideia central é o ponto de partida do mapa mental, e é a partir dela que todas as outras ideias e conceitos serão conectados. Certifique-se de ter uma ideia clara do que deseja aprender antes de começar a criar o mapa. Afinal de contas, você precisa de organização para saber o que te fato é importante para colocar no seu resumo.

2- Simplifique as informações

Tente simplificar as informações, utilizando frases curtas e palavras-chave em vez de frases longas e complexas. Isso ajudará a tornar o mapa mais fácil de entender e a lembrar. Até porque o mapa mental tem o intuito de resumir de forma eficiente e estratégica o assunto estudado.

3- Utilize diferentes tipos de mapas mentais

Existem diferentes tipos de mapas mentais que podem ser usados para diferentes tipos de informação. Experimente diferentes tipos de mapas mentais, como mapas conceituais ou mapas de fluxo, para ver qual funciona melhor para você.

O primeiro estilo de mapa é um diagrama que retrata informações de forma organizada e conceitual. Já o segundo estilo, ele mostra uma representação e sequência de dados, ações e pessoas. Tendo como finalidade, retratar um fluxo de trabalho ou processo específico, sendo geralmente conectado por setas e linhas.

4- Utilize cores e imagens

O uso de cores e imagens pode ajudar a tornar o mapa mental mais visual e memorável. Escolha cores que sejam atraentes e caso você saiba desenhar ou entenda seu desenho, crie imagens simples para representar cada ideia.

5- Revise o mapa regularmente

Não é porque o mapa mental está sendo a sua estratégia de estudo, que você não irá revisá-lo. Uma vez criado o mapa mental, revise-o regularmente para reforçar a memorização. Isso ajudará a consolidar as informações em sua memória. O estudo só funcionará de forma efetiva, quando você revisa tudo o que estuda sempre.

Vamos colocar em prática?

Depois de tudo mencionado acima, chegou a hora de você colocar em prática essa técnica diferenciada que o mapa mental proporciona ao seu estudo. No CERS você encontra diversos cursos ministrados por excelentes especialistas, de forma dirigida, inteligente e totalmente assertiva.

Conforme falado por Guilherme Saraiva, vice-presidente do CERS:

O caminho que vai te levar rumo à sua aprovação é o MAPA, a nossa metodologia revolucionária que vem aprovado e otimizando a vida de milhares de concurseiros.

Gostou desse conteúdo? Continue nos acompanhando e fique por dentro de diversas dicas de estudo. Vamos juntos!!

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques