Fique por dentro da pós-graduação em Direito do Trabalho - Portal de notícias CERS

Fique por dentro da pós-graduação em Direito do Trabalho

Busque o seu diferencial no âmbito jurídico e tenha uma carreira de sucesso.

Por:
Atualizado em 09/10/2019 - 15:29
Direito do trabalho

Você já pensou em investir numa pós-graduação em Direito do Trabalho? Se possui interesse ou ainda não conhece esse ramo, entenda como está o atual mercado jurídico e a sua importância no meio forense.

Por que devo escolher uma área de interesse?

Após a conclusão do curso, um novo passo a ser dado é escolher em qual segmento atuar, que é essencial diante da diversidade de ramos do Direito e do expresso quantitativo de profissionais no mercado. 

Além da ampla concorrência e de não haver uma profundidade nos assuntos teóricos e práticos na Universidade, muitos advogados não buscam se diferenciar. E uma especialização pode ser um caminho importante para você combater esse exército de adversários, que surgiu do crescimento dos cursos jurídicos no Brasil. Por isso, para que você saiba da importância desta carreira trouxemos aqui as informações essenciais desse ramo no mundo do trabalho.

Conheça o instituto

Sendo um ramo autônomo do Direito têm como objeto normas e princípios que regulam as relações de trabalho e emprego, o direito individual e coletivo, objetivando a garantia da dignidade do trabalhador. E impedindo a violação das suas garantias e a exploração do trabalho humano.

Esta é uma das especialidades mais tradicionais e requisitadas do âmbito jurídico e está em constante desenvolvimento por estar presente na realidade de todos e causando interesse de diversos profissionais.

Oportunidades na carreira

Para quem escolhe o ramo trabalhista este é composto por diversas oportunidades, além de ser fundamental na defesa dos direitos e da justiça social. Assim, algumas das atuações são:

Advogado trabalhista: defenderá a ótica do empregador ou do empregado, além da relação de ambos com base nas legislações vigentes. Acerca das questões referente ao direito de rescisão, cálculo de hora extra, férias, pagamento etc.

Juiz trabalhista: é um servidor público estadual ou federal, competente para julgar as ações de direito do trabalho, realizar audiências, analisar diversas demandas da relação de trabalho individual ou coletivo, emissão de despachos, atendimento a advogados e demais pessoas.

Procurador trabalhista: possui o dever de defender os direitos individuais e coletivos por meio de ação civil pública no ramo trabalhista. 

Docência: possui a responsabilidade de ministrar e planejar aulas, correção e elaboração de provas e exercícios. As instituições em geral preferem profissionais com mais titulações como especialização, mestrado e doutorado.  

Compliance: uma das inovações que se inseriu no mercado jurídico, em que o profissional irá realizar consultoria de análise, investigação e apuração de problemas e possíveis erros, relato de irregularidades.

Por que fazer uma pós-graduação?

A graduação em Direito oferece um leque de oportunidades na carreira pelo curso se fundamentar nas inúmeras leis e normas que regulam as relações sociais. Com isso, os advogados possuem diversos caminhos a serem trilhados. E a sua atuação pode ser definida a partir de uma especialização em sua área de interesse. Podendo atuar por exemplo, no âmbito público, escritórios e empresas. 

Qualquer profissão é formada por inúmeros desafios e no mundo jurídico está presente em toda a carreira. Ao longo da trajetória, os advogados irão passar por diversos problemas e em cada momento é um obstáculo diferente. 

Assim, cada fase profissional possui suas especificidades, não importa se você é um jovem advogado ou se já atua por um longo tempo. Independente do ciclo em que se encontra, os obstáculos não diminuem apenas mudam e tornam-se mais complexos. 

Ainda que de grande importância na vida profissional, são poucos aqueles que possuem preparação, teórica e prática durante e após a formação na Universidade. Havendo assim, um enorme quantitativo de profissionais desqualificados no mercado.

Vale a pena realizar uma pós em Direito EAD?

Escolher uma especialização é investir na expectativa de mudar os rumos da carreira, seja para os profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho e que não querem se descuidar de sua qualificação, ou para os que estão buscando se inserir através da qualificação profissional.

Possui como diferencial a praticidade, acessibilidade, comodidade e agilidade. Além da possibilidade de assistir aulas, realizar atividades e participar de fóruns interativos, em qualquer lugar e a qualquer momento pela internet é a solução para os que buscam flexibilidade.

É uma oportunidade de deslanchar sua carreira com inúmeros benefícios e aprendizado no seu ritmo, esta modalidade possui um formato adaptado às suas necessidades.

Você conhece a pós EAD em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho? 

Esta pós-graduação pretende capacitar o aluno a uma ampla e efetiva especialização, assegurando atualização legislativa, doutrinária e jurisprudencial, bem como possibilitando a abertura de novas frentes profissionais.

Proporcionar o aprofundamento do estudo do programa das disciplinas de Direito Material do Trabalho e Direito Processual do Trabalho dos principais concursos da área trabalhista e das principais demandas para advocacia.

Além de promover uma visão abrangente de todo o direito material e processual nesse ramo, oportuniza o conhecimento das principais noções de Direito Previdenciário, permitindo a formação de uma excelente base técnica para a sua vida profissional. Seja na advocacia (pública ou privada), seja na área acadêmica ou na preparação para os concorridos concursos públicos na área trabalhista.

Há um modelo padrão de pós-graduação?

Não, a natureza do curso, as condições do cotidiano e as necessidades dos estudantes irão definir a melhor tecnologia e metodologia a ser utilizada, a definição dos momentos presenciais necessários e obrigatórios, previstos em lei. 

Além dos estágios supervisionados, práticas em laboratórios de ensino, trabalhos de conclusão de curso, tutorias presenciais nos pólos descentralizados de apoio presencial e outras estratégias. No entanto, há um ponto que deve ser comum a todas instituições: a educação como fundamento primeiro.

Docentes

A pós-graduação em Direito do Trabalho e processo do trabalho da Faculdade CERS é coordenada por um grupo de professores com vasta experiência acadêmica e profissional. Que irão ministrar os temas, de forma que nossos alunos tenham acesso a quem ensina e produz a melhor doutrina do Brasil. 

Coordenação

ARYANNA LINHARES

Aryanna é Advogada, Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC-PR. Especialista em Direito Processual do Trabalho e em Direito Processual Civil. Professora de Direito Processual do Trabalho do CERS Cursos Online e da pós-graduação da Faculdade Baiana de Direito. Palestrante de diversos Seminários e Congressos. Autora de diversas obras jurídicas. Aryanna conquista a todos com uma didática muito apurada e profundo domínio sobre o processo trabalhista.

RENATO SARAIVA

Renato Saraiva é advogado, palestrante, conferencista e professor referência nacional na área trabalhista. Durante 16 anos, atuou como Procurador do Trabalho na Procuradoria Regional do Trabalho da 6a Região.

Sua experiência o tornou perito em assuntos relacionados ao Direito do Trabalho e, com isso, passou a ministrar aulas diferenciadas para disseminar conhecimento aos interessados. Autor de obras jurídicas, possui mais de 2 milhões de exemplares vendidos em todo o Brasil. Como advogado, é sócio do escritório Micheline Saraiva; Renato Saraiva Sociedade Advogados, que atua com foco em consultoria empresarial na área de Direito do Trabalho.

RODOLFO PAMPLONA

Juiz Titular da 32a Vara do Trabalho de Salvador/BA. Professor Titular de Direito Civil e Direito Processual do Trabalho da UNIFACS. Professor Adjunto da graduação e da pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Direito da UFBA. Coordenador do Curso de Especialização em Direito e Processo do Trabalho da Faculdade Baiana de Direito e do Curso de Especialização EAD em Direito e Processo do trabalho da Pós-Graduação CERS. Mestre e Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP. Máster em Estudios em Derechos Sociales para Magistrados de Trabajo de Brasil pela UCLM – Universidade de Castilla-la Mancha/Espanha.

Grade curricular

É formada uma carga horária de 360 horas, por 3 módulos. Com o objetivo de transmitir uma visão estratégica e atual, com ênfase em situações concretas do Direito e Processo do Trabalho. Oferecendo não apenas aos profissionais do mundo jurídico, mas a todos aqueles que, de alguma forma, têm interesse no estudo desta matéria.

1° MÓDULO 

FUNDAMENTOS DO DIREITO DO TRABALHO

RELAÇÃO DE EMPREGO E CONTRATO DE TRABALHO

TÉRMINO DO CONTRATO DE TRABALHO

DIREITOS FUNDAMENTAIS NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

DIREITO INTERNACIONAL DO TRABALHO

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO

2° MÓDULO 

TEORIA GERAL DO PROCESSO DO TRABALHO

COGNIÇÃO TRABALHISTA

RECURSOS TRABALHISTAS

EXECUÇÃO TRABALHISTA

AÇÕES CÍVEIS E TUTELA COLETIVA NO PROCESSO DO TRABALHO

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

3° MÓDULO

METODOLOGIA CIENTÍFICA

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR [OPTATIVA]

Trabalho de Conclusão de Curso

A entrega do TCC é facultativa a todos os alunos dos cursos de especialização Lato Sensu. Entretanto, se você busca reconhecimento acadêmico e pontos na prova de títulos em concursos públicos, o ideal é se dedicar ao máximo a seu trabalho.

Que tal começar com uma pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho?

Você está em dúvida se vale a pena fazer uma pós em Direito EAD? Com o mercado de trabalho bastante concorrido esta pode ser uma oportunidade de se destacar através de uma especialização. E a Faculdade CERS oferece uma educação de qualidade na pós-graduação EAD que você precisa para atingir seu êxito profissional, venha fazer parte do nosso time de alunos!

Quer obter mais informações sobre a Pós-Graduação CERS? Clica no link! 

QUERO UM ATENDIMENTO EXCLUSIVO

 

Tags relacionadas: