Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Estudo e trabalho: como conseguir ser aprovado trabalhando?

Avatar de David Melo
Por:
Publicado em 18/02/2022, às 15:27 Atualizado em 21/02/2022 às 11:53

Mudança de vida é uma das principais motivações que levam as pessoas a procurar os concursos públicos. Nesse contexto, a trajetória do concurseiro é marcada por muito esforço. Além disso, grande parte dos concurseiros possuem o desafio de conciliar sua vida ao sonho da aprovação. Mas afinal, trabalhar é uma barreira ao sonho? Ou é possível conseguir ser aprovado trabalhando?

O CERS acredita em todo concurseiro! E o assunto de hoje é para ajudar aqueles que trabalham e demonstrar que é possível sim estudar, trabalhar e ser aprovado! Tá interessado? “Pois se liga, hein!”

Confira abaixo o material que separamos para vocês!

Planejamento de Tempo

Você sente que seu dia deveria durar mais que 24 horas? Se a resposta for sim, possivelmente você faz parte de 80 a 90% das pessoas atarefadas do mundo! Sem nenhuma dúvida, tempo é o principal desafio de quem estuda e trabalha!

Por isso, para resolver esse desafio é essencial ter um bom planejamento das ações do dia! Aqui, estamos falando do primeiro passo. Tomou a decisão de estudar? Então vamos planejar esse estudo!

Nesse sentido, uma das melhores ideias é a elaboração de um cronograma semanal de conteúdos. Planejar semana por semana, é melhor que planejar um mês inteiro. Isso se deve as possibilidades de imprevisto que podem acontecer. Além da maior chance de adaptar o tempo disponível.

Ademais, a seleção do tempo de estudo diário será importante para organizar o conteúdo programático da carreira preterida. Ah, e não esqueça dos finais de semana! Eles podem ser decisivos! Por fim, normalmente, estudar todos os dias no mesmo horário não é indicado, por isso é interessante intercalar os horários.

aprovado trabalhando

Mantenha a Motivação em Dias

As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente.

Zig Ziglar

Outro ponto de forte impacto para conciliar estudo e trabalho é manter a motivação e os objetivos claros! Nós, seres humanos, temos extrema dificuldade de seguir com uma motivação sólida.

Por exemplo, quando éramos crianças, tínhamos algumas motivações que desapareceram na adolescência. Ao perceber essa possibilidade, precisamos estudar formas de como manter a motivação acesa.

Logo, anote a dica! Crie um sistema de recompensas! Atingiu um objetivo no estudo semanal? Acertou 80% de um simulado? Se recompense. A ideia é que as recompensas tenham equivalência conforme a dificuldade do objetivo. Pequenos objetivos, pequenas premiações! Grandes objetivos, premiações maiores!

Estude de Maneira Técnica

Desde as videoaulas até os resumos, há diversas ferramentas e formas de estudar. Porém, certos materiais são indispensáveis para alcançar o sucesso nos concursos públicos.

Entre eles estão as teorias de cada matéria, os exercícios, essenciais para que o conteúdo seja gravado, e as revisões, que farão com que o candidato ateste seu aprendizado na prática.

Uma boa opção também são os fichamentos dos textos, já que escrever, e de preferência à mão, é uma das melhores formas de fixar uma informação no cérebro.

Além das leituras teóricas, escrever o conteúdo estudado com as próprias palavras do candidato é uma das táticas para que o estudo seja aprofundado, pois oferece mais uma opção de consulta no lugar dos livros, o que otimiza o tempo do concurseiro.

Busque um Lugar Tranquilo e Confortável

É sempre importante que você deixe o seu material de estudos em mãos, colocando no seu notebook ou tablet o máximo de informações possíveis. Além disso, o local do seu estudo pode não estar propício, ou seja, é necessário que você procure um espaço tranquilo para estudar e sem interrupções.

Busque ficar longe de celulares e redes sociais na hora do estudo, eles podem tirar seu foco e concentração. Utilize as redes sociais de forma inteligente, ou seja, prefira acompanhar grupos e perfis que possam fornecer dicas de estudo.

Gostou do Nosso Conteúdo?

O principal segredo para conciliar trabalho e estudo é ser muito bem organizado, além de saber utilizar de forma inteligente todos os recursos que você possui, de modo a compensar o pouco tempo diário.

Uma rotina natural e menos cansativa aliada a muita dedicação e estudo possibilitará a tão sonhada aprovação.

Conheça os Cursos Completos CERS

Aprovado e trabalhando Cursos Completos 2022

Conheça a metodologia que há mais de 13 anos transforma a vida das pessoas por meio da educação em todo o Brasil. 

Mais de 1 milhão de alunos já atestaram nossa qualidade de ensino ao longo desses anos e milhares conseguiram a tão sonhada aprovação, se tornando juízes, promotores, procuradores, entre outros. 

Você vai estudar com os maiores nomes do país, referências na preparação para concursos da carreira jurídica. Nossa equipe de professores é cuidadosamente selecionada, formada por experientes membros da Carreira, que conhecem os pormenores de cada concurso. 

Leia mais: 2022 O ano dos concursos

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de David Melo
Por:
Autor

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a