A etapa discursiva costuma ser um momento desafiador para quem está visando a aprovação em um concurso para Defensor Público. A prova dissertativa é a etapa onde o candidato deverá mostrar, além do conteúdo jurídico, também habilidades técnicas para a produção de 04 peças prático-profissionais ou dissertações. O professor do CERS Holden Macedo realizou uma live para ajudar você a se preparar de maneira assertiva e direcionada para a fase discursiva dos concursos para Defensor.
Confira o vídeo: Domine a Etapa Discursiva do Concurso para Defensor
Leia também: Governo promete novo concurso PCSP em 2024
Etapa Discursiva do Concurso para Defensor
As provas da Etapa Discursiva são compostas por:
a) 1 peça processual (4 pontos)
b) quatro questões discursivas (1,5 ponto cada).
Para ser aprovado e passar à inscrição definitiva, é necessário ao candidato alcançar a média mínima de 6 pontos no total da prova e pelo menos 4 pontos em cada grupo de disciplina.
Algumas dicas importantes
1) Letra legível:
A primeira dica par a Etapa Discursiva se refere à letra. Certamente, nesta fase do concurso, ao contrário da 1ª fase, de caráter objetivo, requer do candidato a escrita, de próprio punho, das peças profissionais e das questões dissertativas.
2) Pratique muito
A segunda dica é fundamental e um alerta para a necessidade de treinar bastante, especialmente, a escrita e os modelos das peças práticas. Lembre que, diferente do nosso dia-a-dia, em que os computadores e celulares dominam as cenas mais comuns, no momento de realização das provas dissertativas, haverá a exigência de ser sempre manuscrita.
3) Cuidado com o Rascunho
Importante verificar, ainda, a possibilidade da utilização do rascunho para auxiliá-lo no momento da realização de sua peça profissional. No entanto, não caia na “pegadinha” de realizar toda a peça profissional primeiro no rascunho para, na sequência, na folha definitiva de resposta.
4) Tópicos e Subtópicos
Quando estiver estruturando a sua peça, antes de se preocupar em demonstrar seu conteúdo jurídico, busque estruturar a sua peça de maneira na qual facilite a correção e a leitura por parte do examinador.
5) Faça textos objetivos na Etapa Discursiva
Importante verificar, ainda, que além de uma letra legível, o candidato precisa se preocupar com a fluidez de seu texto, cuja redação deverá ser realizada de maneira que gere a compreensão do texto por parte do examinar. Assim, textos objetivos e com parágrafos curtos, certamente, facilitam e muito esta correção.
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques