Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Delegado Civil ou Federal: qual carreira escolher?

Rayssa Leal
Por:
Publicado em 22/03/2023, às 10:38 Atualizado em 22/03/2023 às 11:04

A carreira de Delegado de Polícia é uma das mais desejadas entre os concurseiros. Apesar das semelhanças entre os cargos, há muitas diferenças que precisam ser ressaltadas. Para te ajudar a entender melhor, preparamos essa matéria. Vamos juntos?

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Delegado de Polícia

Delegado de Polícia Federal

As responsabilidades de um Delegado da Polícia Federal são diversas, mas há uma principal e que se destaca: atuar na função de polícia judiciária da União. O Delegado Federal, portanto, investiga crimes de âmbito federal, como crimes de tráfico de drogas ou de pessoas, por exemplo.

Além disso, conforme informações trazidas no edital do concurso para a carreira, publicado em 2021, também são atribuições do Delegado de Polícia Federal:

Instaurar e presidir procedimentos policiais de investigação;

Orientar e comandar a execução de investigações relacionadas com a prevenção e repressão de ilícitos penais;

Participar do planejamento de operações de segurança e investigações;

Supervisionar e executar missões de caráter sigiloso;

Participar da execução das medidas de segurança orgânica, bem como desempenhar outras atividades, semelhantes ou destinadas a apoiar o órgão na consecução dos seus fins.

Na ocasião, a remuneração ofertada foi de R$ 23.692,74, para uma carga horária de 40 horas semanais em regime de tempo integral e com dedicação exclusiva.

Delegado de Polícia Civil

Já o Delegado de Polícia Civil possui a atribuição de investigar os demais crimes, exceto os militares, de forma que coordena investigações relacionadas, como homicídios, roubos, estupros etc.

Ademais, outras atribuições do cargo são:

Exercer atos inerentes à gestão da atividade de polícia judiciária;

Presidir os atos de polícia judiciária e a apuração das infrações penais, praticar atos de polícia administrativa e exercer policiamento preventivo especializado;

Presidir a investigação criminal e as ações a ela relacionadas, dentre as quais aquelas previstas no Código de Processo Penal e na legislação extravagante;

Portar arma de fogo e atuar com possibilidade de exposição a situações de risco;

A remuneração do cargo de Delegado de Polícia Civil varia de acordo com o estado, por isso é importante analisar cuidadosamente as especificidades de cada edital publicado.

Você pode se interessar por: Tudo sobre a carreira de Delegado de Polícia Civil

Dá para conciliar os estudos?

Apesar das diferenças entre os cargos, especialmente em algumas disciplinas cobradas nos concursos para as duas carreiras, é possível conciliar os estudos. Os concursos para a Polícia Federal costumam ocorrer a cada alguns anos, enquanto para Delegado de Polícia Civil os concursos acontecem com frequência, por serem estaduais.

É possível conciliar o planejamento entre os concursos, já que há muitas disciplinas comuns, como Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional e Direito Administrativo. Contudo, é preciso se atentar às especificidades de cada concurso para realizar um estudo assertivo e direcionado.

É hora de se preparar para realizar o seu sonho, seja ele qual for, concurseiros! Vamos juntos!

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Curso para Delegado de Polícia Civil - Premium

O CERS e o Alfacon se uniram em uma parceria inédita no mercado com um grande objetivo: levar você até a aprovação nos concursos para Delegado. Por isso, preciso te dizer… Você não vai achar nada igual no mercado. Esse é o único curso focado 100% em concursos de Delegado de Polícia Civil que oferece a preparação para todas as etapas do certame..

Rayssa Leal
Por:
Autor

Analista de Conteúdos CERS. Estudante de Direito na Universidade Federal de Pernambuco. Aprovada no 35º Exame de Ordem.

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a