Concursos para Delegado: Como estudar Legislação Penal Especial
Ser aprovado em Concursos para Delegado passa diretamente pelo estudo de legislações específicas. Conversamos com o professor Felipe Ávila sobre que trouxe dicas super relevantes sobre como você deve estudar a Legislação Penal especial visando a aprovação em um bom concurso público da carreira policial, cargo de delegado de polícia.
Leia também: Novo Programa de Combate ao Assédio Sexual entra em vigor
Concursos para Delegado: Doutrina, Lei e Jurisprudência
O professor Felipe Ávila classifica como pilares fundamentais de estudo estes três pontos: Doutrina, Lei e Jurisprudência.
“Tem algumas leis que o aspecto legal, a letra da lei, é mais importante. Por exemplo, Crimes do Estatuto do Idoso, onde certamente a Lei tem uma prevalência maior. Entretanto, encontramos casos onde a jurisprudência terá maior relevância. Como é o exemplo da Lei de Drogas. Outro Lei que gostaria de citar é a Lei de Organizações Criminosas, onde a jurisprudência e aspectos doutrinários se sobressaem”, explica Ávila.
Felipe Ávila
Importância dos exercícios
Mais um ponto destacado pelo professor Felipe Ávila no estudo de Legislação Penal Especial para Delegado, é resolver questões.
“É de fundamental importância que logo após estudar uma Legislação Penal Especial você faça exercícios. Treine bastante resolvendo questões de concursos anteriores, por exemplo. Além de reforçar a fixação do assunto, você vai ter contato direto com o perfil de questões utilizadas pela banca do certame. Existem, inclusive, sites de questões onde você poderá treinar bastante”, orienta.
Felipe Ávila
Acompanhamento Jurisprudencial
A dica aqui é ficar atento ao acompanhamento de jurisprudências e novidades legislativas.
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques“Outra dica muito importante. Durante seus estudos visando a aprovação em Concursos para Delegado, é fundamental acompanhar jurisprudências e alterações de leis. Este ano por exemplo tivemos alteração na Lei dos Crimes de Preconceito de Raça e Cor. Portanto, se você não ficar atento, vai estudar errado e consequentemente terá dificuldades para ser aprovado”, conclui Felipe Ávila.
Felipe Ávila