Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Concurso PCRN pode ser anulado? Entenda!

Avatar de Paolo Lima
Por:
Publicado em 27/08/2021, às 11:25 Atualizado em 27/08/2021 às 11:26

Atenção, concurseiros! Muitas polêmicas circulam o Concurso PCRN nos últimos dias, isso porque, durante as provas do certame que ocorreram no dia 11 de julho, um candidato foi preso após ser pego com ponto eletrônico repassando os gabaritos para outros examinandos.

Pouco mais de um mês após o ocorrido, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPERN) havia recomendado a anulação das provas do certame para os cargos de Agente e Escrivão. Agora, após manifestação do Ministério Público pela manutenção das provas, a DPERN retirou a sua recomendação de anulação. Até agora, nada foi falado sobre as provas para Delegado Civil.

Confira mais informações sobre o caso!

Candidato preso durante a aplicação das provas

Durante a aplicação das provas do Concurso PCRN que ocorreu no dia 11 de julho, um homem de 39 anos foi preso em flagrante por tentativa de fraude ao concurso. Segundo o comunicado divulgado pela PCRN, o candidato foi pego com um ponto eletrônico e imediatamente removido da prova.

Posteriormente, no Recife, outro candidato foi preso, esse de 41 anos, também suspeito de estar envolvido na fraude. Ainda não se sabe se haveriam mais pessoas envolvidas no esquema.

A hipótese trabalhada pela polícia é de que o grupo vendeu o gabarito para candidatos através de pontos eletrônicos. Segundo apurado pelas investigações, os candidatos pagariam valores de até R$ 100 mil para ter acesso às respostas da prova para Delegado e até R$ 50 mil para a prova de Agente e Escrivão.

Outras polêmicas também circulam o concurso, com acusações de candidatos que disseram não ter ocorrido a coleta de digitais, passagem por detectores de metais e outros procedimentos durante a aplicação da prova.

DPE recomenda anulação das provas para Agente e Escrivão! MP pede pela manutenção

No dia 24 de agosto, a Defensoria Pública do Rio Grande do Norte divulgou um ofício em que recomendava a anulação das provas para os cargos de Agente e Escrivão. Também pleiteou pela não divulgação do resultado, prevista para ocorrer no dia 26 de agosto. Veja abaixo a recomendação.

Recomendação da DPE RN para anulação das provas do Concurso PCRN

Se acatada a recomendação, novas provas seriam aplicadas para os cargos.

Por outro lado, o MPRN fez uma postagem recomendando a manutenção das provas. Segundo o portal do órgão, “O MPRN também abriu investigação em relação a essas denúncias de possíveis fraudes. A recomendação é pela continuidade do cronograma previsto inicialmente até que essas investigações sejam concluídas.” A recomendação pode ser lida abaixo e sua íntegra está disponível no portal do órgão.

Recomendação MP RN pela manutenção das provas do Concurso PCRN

Mais de 60 mil inscritos no Concurso PCRN

O Concurso PCRN contou com um total de 61.042 candidatos inscritos. Apenas os cargos de Agente e Escrivão somam 36.963 concorrentes às 254 vagas ofertadas.

Já para o cargo de Delegado, 24.079 candidatos disputam por uma das 47 vagas.

As provas do concurso ainda contaram com a abstenção de 46% dos inscritos.

Fique de olho que em breve teremos mais informações!

Aproveite e saiba mais sobre as próximas etapas do Concurso PC RN.

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Paolo Lima
Por:
Autor

Analista de Conteúdos CERS. Advogado, pós-graduado em Direito Penal.

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a