Autorizado novo concurso MPT - Portal de notícias CERS

Autorizado novo concurso MPT

O próximo passo é a formação da comissão organizadora do certame. Previsão de duas vagas imediatas.

Equipe de Comunicação
Por:
Atualizado em 05/06/2019 - 09:00
atividade jurídica

Vem aí, o concurso MPT!

O pedido de autorização realizado pelo Procurador Geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury, foi acatado em Sessão Extraordinária do Conselho Superior, que ocorreu ontem (04/06).

Na Sessão, que foi transmitida ao vivo, através do Canal do Conselho Superior do MPT no Youtube, foi divulgado que a previsão é de que sejam disponibilizadas duas vagas imediatas para o cargo.

O próximo passo é a formação da comissão organizadora do certame.

 

Informações sobre provimento dos cargos do último concurso

O último concurso para membro do MPT, com remuneração inicial de R$ 28.947,55, ofereceu uma vaga imediata para atuar na Procuradoria Regional do Trabalho da 3ª Região, em Minas Gerais.

Foram aprovados 30 candidatos e, até o momento, a última pessoa nomeada ocupava a 24ª posição na lista de classificação. Vale ressaltar que atualmente há 3 cargos vagos de Procurador do Trabalho. 


Quer se preparar? Comece agora!

O processo seletivo anterior para o Ministério Público do Trabalho, organizado pelo próprio órgão, consistia em cinco etapas: a prova objetiva, a prova discursiva, a prova prática, a prova oral e a prova de título. As primeiras de caráter eliminatório e classificatório, e apenas a última de caráter apenas classificatório.

O conteúdo programático foi dividido em três grupos, da seguinte maneira:

Grupo I: Direito Constitucional, Direitos Humanos, Direito Individual do Trabalho, Direito Coletivo do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Direito Civil e de Empresa. Regime Jurídico do Ministério Público.

Grupo II: Direito Processual Civil e Direito Administrativo.

Grupo III: Direito Previdenciário da Seguridade Social, Direito Penal e Direito Internacional e Comunitário.

 

Provas

Na prova objetiva, as matérias dos três grupos foram cobradas. Na prova discursiva, apenas as matérias do Grupo I e II foram cobradas.

Na prática, por sua vez, foi exigida a elaboração de uma ou mais peças jurídicas, típicas da atuação judicial ou extrajudicial do Ministério Público como órgão agente ou interveniente, sobre qualquer disciplina do conteúdo programático.

Na prova oral, podiam ser abordadas as disciplinas constantes no Grupo I e II.

É fácil entender, depois dessa breve análise, a necessidade de preparação pré-edital. Por isso, se você realmente possui interesse na carreira de Procurador do MPT, não deixe passar muito tempo. Planeje com antecedência a sua aprovação.

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS