Carreira Jurídica: qual escolher? - Portal de notícias CERS

Carreira Jurídica: qual escolher?

Por:
Atualizado em 16/01/2018 - 17:38
Carreira Jurídica

Carreira Jurídica

O bacharelado em Direito é apenas a primeira etapa para quem deseja exercer a carreira jurídica. O profissional pode escolher sua atividade entre advogar ou seguir carreira pública.

Na área privada, pode atuar como advogado nos mais diversos ramos do Direito – criminal, família, trabalhista, tributário – seja em processos contenciosos ou consultorias.

As carreiras jurídicas públicas, cujo ingresso exige concursos são permanentes e apresentam inúmeras alternativas. Confira algumas possibilidades:

Advocacia Pública – Representa os interesses da União, Estados e Municípios, zelando pela legalidade de seus atos.

Defensor Público – Assistência jurídica integral aos necessitados. Defender cidadãos que não podem arcar com despesas de processo.

Delegado de Polícia – Como funcionário das secretarias estaduais de Segurança, é responsável pela preparação de inquéritos e pela coordenação de investigações policiais.

Juiz de Direito (Magistratura) – É o profissional que toma as decisões em disputas entre pessoas físicas, jurídicas e o poder público, visando a preservação dos direitos constitucionais dos cidadãos, aplicando a norma correspondente ao fato concreto que deu origem a lide. O bacharel pode ser juiz federal ou estadual.

Promotor de Justiça –  Atua no Ministério Público, órgão dos governos estadual ou federal que defende os interesses dos cidadãos e da sociedade. Como promotor de Justiça, o objetivo do profissional é cuidar da manutenção da ordem pública. Promove ações penais, investiga e apura responsabilidades, fiscaliza o cumprimento das leis e da Constituição.

Procurador do Estado – Atua na Procuradoria-Geral dos Estados (PGE) e defende os interesses do governo. O procurador do Estado pode, por exemplo, ser autor de uma ação de despejo de ocupantes de um prédio público ou contra uma empresa que não paga impostos.

 

Concursos Públicos

O ingresso nas carreiras jurídicas públicas exige aprovação em concurso público e pré-requisitos, a exemplo de experiência jurídica. Entre as vantagens, o reconhecimento social, salários atrativos e estabilidade.

Para alcançar a aprovação é preciso estar bem preparado. São muitos os conhecimentos exigidos em qualquer uma dessas áreas. E para quem deseja iniciar a preparação para concursos com foco nas carreiras jurídicas precisa de um curso completo e com bases teóricas bem fundamentadas.

Curso Online

Este é o objetivo dos cursos regulares preparatórios para carreiras jurídicas. Trata-se de cursos de formação geral oferecendo uma grade extensiva de conteúdo direcionado às principais carreiras jurídicas do país, quais sejam: Ministério Público, Magistratura, Procuradorias, Polícia, Defensorias e Advocacia Pública em geral.

Seu corpo docente reúne a melhor equipe de professores do Brasil, composta de conceituados juristas e doutrinadores reconhecidos nacionalmente, os quais aliam conhecimento teórico e experiência prática. Entre os professores, estão Cristiano Chaves, Matheus Carvalho, Robério Nunes, Maurício Cunha, Fábio Roque, Renato de Pretto.

 

Você pode se interessar por:

Cursos online para concursos de carreira jurídica

Concursos com inscrições abertas

 

 

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS