Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Candidata parda reprovada em heteroidentificação seguirá em concurso

Avatar de Gabryelle Araujo
Por:
Publicado em 02/04/2024, às 12:45 Atualizado em 03/04/2024 às 08:42

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) emitiu uma decisão liminar determinando que um candidato reprovado por uma banca de heteroidentificação deve ser readmitido no concurso público, competindo nas vagas reservadas às cotas raciais.

A 11ª turma do TRF-1 analisou evidências que comprovam que o candidato é pardo. O candidato em questão havia se inscrito para um concurso público para analista judiciário do TRT da 3ª Região, optando pelas vagas reservadas a candidatos negros e pardos.

Apesar de ter sido aprovado em todas as etapas, a Comissão Avaliadora de heteroidentificação não o considerou preto/pardo para se adequar às vagas de cotas raciais. Após um recurso administrativo sem sucesso e uma decisão desfavorável em primeira instância, o relator do caso no TRF-1, desembargador Paulo Soares Pinto, ressaltou que as características fenotípicas do candidato o enquadram na condição de pardo, conforme definido pelo IBGE.

O colegiado, seguindo o voto do relator, reformou a sentença para garantir a participação do candidato nas demais etapas do concurso.

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

.

Avatar de Gabryelle Araujo
Por:
Jornalista

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a