Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Nível superior para Técnico Judiciário? PGR analisa o tema!

Rayssa Leal
Por:
Publicado em 13/01/2023, às 09:58 Atualizado em 13/01/2023 às 10:08

Em dezembro, uma notícia movimentou o mundo dos concurseiros. Com a publicação da Lei nº 14.456/2022 passou-se a exigir ensino superior completo como requisito para a investidura na carreira de Técnico Judiciário. E isso tem causado inúmeros debates sobre o tema…

Requisito para Técnico Judiciário

De acordo com o texto da lei, a mudança traz efeitos apenas no cargo de Técnico Judiciário que seja do âmbito do Poder Judiciário da União. Ou seja, concursos a nível estadual podem continuar exigindo apenas nível médio como requisito para a investidura.

Contudo, essa alteração não agradou a todos. Para alguns, exigir nível superior limita o acesso ao cargo, que antes poderia ser feito por pessoas apenas com o ensino médio completo. Para outros, há uma valorização do cargo de Técnico Judiciário.

PGR analisa o tema

Para além das opiniões dos concurseiros e servidores, é importante entender também como o tema tem sido analisado sob a ótica da constitucionalidade. Nos últimos dias, foi protocolada uma denúncia popular na Procuradoria-Geral da República, que contesta a constitucionalidade da Lei nº 14.456/2022.

Agora, cabe à PGR analisar a denúncia e, caso entenda que há inconstitucionalidade, acionar o Supremo Tribunal Federal para decidir quanto à validade da lei que alterou o requisito para Técnico Judiciário. Mas o que exatamente tem sido contestado?

Inconstitucionalidade da lei

De acordo com a deputada que fez a denúncia e demais especialistas no tema, o que tem sido contestado não é o conteúdo em si, mas o vício de iniciativa, pois a mudança nos cargos do Poder Judiciário da União seria de iniciativa privativa do STF, e não poderia ser feita por uma parlamentar.

A expectativa agora é pelo resultado da tramitação da denúncia na Procuradoria-Geral da República, que deve fazer com que o tema chegue ao STF, caso entenda que houve inconstitucionalidade do dispositivo.

Gostou do conteúdo? Já compartilha para mais gente ficar por dentro desse tema super importante!

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Rayssa Leal
Por:
Autor

Analista de Conteúdos CERS. Estudante de Direito na Universidade Federal de Pernambuco. Aprovada no 35º Exame de Ordem.

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a