Fui aprovado na OAB, e agora? - Notícias CERS

Fui aprovado na OAB, e agora?

Confira nossas dicas e saiba o que é necessário para solicitar sua carteira.

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Atualizado em 24/01/2020 - 16:49

Depois de muito esforço, finalmente você encontra seu nome na lista de aprovados da OAB!

E a primeira coisa que você tem que fazer é marcar aquela comemoração com sua família e amigos. 

Porém, e depois? Depois, caro(a) Advogado(a), é preciso ir atrás da sua carteirinha da OAB. E aí vamos para a parte burocrática!

Documentos necessários

Para começar, você precisará do Certificado de Aprovação no Exame de Ordem. Este documento fica pronto entre 15 e 30 dias após a divulgação dos resultados preliminar e definitivo.

Até lá, você pode ir separando os outros documentos exigidos. É necessário consultar sua seccional, a papelada não é igual. Porém, anota aí o que podem te pedir:

– Diploma ou certidão de conclusão do curso, com histórico escolar;

– CPF e identidade;

– Certidão de Aprovação no Exame de Ordem;

– Certidão de quitação eleitoral e reservista;

– Comprovante de residência;

– Fotos 3×4.

Taxas

Com tudo em mãos, é necessário preencher o formulário, pagar as taxas e dar entrada na inscrição. 

Com relação à parte financeira, é bom ir se preparando. É preciso pagar a taxa de inscrição, algo em torno de R$ 200,00. Também é necessário pagar a anuidade, que fica em torno de R$800,00 e R$1200,00 a depender da região. Pelo menos jovens advogados (com até 05 anos de inscrição) pagam meia anuidade. O valor é proporcional aos meses restantes do ano após a inscrição.

Se a documentação estiver toda certinha, em até dois meses você será convocado para a cerimônia de entrega da carteira.

Prontinho! Você já está apto a advogar ou seguir carreira pública!

Já pensou sobre isso? Porém, isso é tema para outra conversa! Até a próxima!

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