Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

ADVOCACIA 2022: Confira o cenário das áreas mais promissoras no mundo pós-pandêmico!

Avatar de Paolo Lima
Por:
Publicado em 23/09/2021, às 12:39

Sabemos que os últimos anos de 2020 e 2021 foram bem desafiadores, principalmente pela completa mudança no nosso modo de viver e trabalhar. E isso não foi diferente dentro do universo da advocacia.

Porém, todo grande acontecimento traz consequências e, hoje, viemos dizer a você advogado ou advogada que há como vislumbrar oportunidades a partir delas.

Impulsionamento Tecnológico

Não poderíamos começar a traçar esse panorama sem evidenciar o grande avanço tecnológico dentro do mercado jurídico.

As estruturas de trabalho modificaram muito após a pandemia do COVID-19 e, sem sombra de dúvidas, a maior ferramenta utilizada para contornar os obstáculos trazidos foi à inserção do digital no dia-a-dia.

Para os advogados e advogadas que já acompanham essas mudanças, fica visível um novo movimento de, cada vez mais, inserir técnicas de tecnologia digital na rotina prática.

Por isso, a primeira dica que podemos dar aos operadores do direito é: tentar incorporar essa nova realidade para não ficar para trás no mercado.

Um exemplo disso é a crescente aplicação do que se chama de “Visual Law” ou “Legal Design.” Aqui no nosso blog, já trouxemos uma notícia específica sobre o que seria esta nova modalidade que tem como foco melhorar a experiência dos clientes e advogados com relação aos assuntos jurídico, utilizando-se de técnicas que derivam do Design Thinking. Confira!

Utilizar as redes sociais como forma de divulgação dos seus serviços e criação de uma autoridade profissional também já é uma realidade. Para isso, desenvolver conhecimentos de Marketing Digital será um grande diferencial para o advogado ou advogada que quer se destacar. Trouxemos aqui algumas dicas de como isso pode ser feito.

Áreas Promissoras na Advocacia em 2022

Já falamos acima da importância da inserção do operador do direito no mundo tecnológico como forma de alavancar a sua prática advocatícia. Agora, traremos as 6 áreas de atuação que prometem ser bastante promissoras para esse próximo ano de 2022. Vamos juntos!

Direito Digital

Depois de todo o nosso discurso sobre o impulsionamento tecnológico na advocacia, nada mais razoável que trazer o Direito Digital neste rol de oportunidades.

Tivemos nos últimos anos duas inovações legislativas que deflagram cada vez mais a relevância desse nicho: o Marco Civil da Internet e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Isso só demonstra o quanto o mercado jurídico tem buscado meios de adequação a essa nova realidade digital.

Os profissionais que se especializarem nessa área terão muita possibilidade de destaque visto que ainda é um setor um pouco desconhecido para o público geral. Ter esse conhecimento nas mãos pode fazer toda a diferença!

É uma área que abrange não só pessoas físicas, como jurídicas, atuando de modo multidisciplinar com outras áreas do Direito. Seja atuando mais na área consultiva, ou até em conjunto com o Direito Penal, Civil, ou o ramo de direitos autorais no tocante a crimes cibernéticos, plágio ou uso indevido de dados.

Inclusive, o CERS oferece um Mini Curso Gratuito de Direito Digital e Tecnologia, caso você queira se aprofundar ainda mais sobre as possibilidades e oportunidades deste ramo. Confira:

Direito Civil

O ramo do Direito Civil também promete ser bastante promissor para o próximo ano de 2022. Isto porque, com a pandemia, o aumento na demanda de renegociação de contratos e reestruturação de dívidas aumentou drasticamente.

A previsão é que este cenário se mantenha ainda por alguns anos, então, por que não se capacitar ainda mais neste ramo, principalmente no segmento de recuperação judicial. Com isso, você também pode contar com o CERS no nosso Mini Curso Gratuito de Recuperação Judicial e Falência:

Outra matéria, dentro do direito civil, que será bastante promissora é a do Direito de Famílias. O isolamento trazido pela pandemia resultou em um crescimento exponencial no número de divórcios e ações relacionadas a este segmento. Mesmo na realidade pós-pandêmica, tudo indica que este será um ramo com muitas aberturas para exploração e desenvolvimento. Para saber mais, confira nosso Mini Curso Teórico e Prático de Direito de Família:

Direito Empresarial

Na área do Direito empresarial, o que mais promete ser tendência para 2022 é o crescimento do papel estrategista do advogado nas empresas.

O operador de direito com conhecimento de negócios, compliance e governança pode alavancar sua atuação prestando serviços de consultoria e advocacia preventiva nas empresas.

Por isso, investir no setor pode trazer muita rentabilidade para sua atuação nos próximos. Se quiser conhecer mais sobre a área, confira nosso Mini Curso Prático e Teórico de Direito Empresarial:

Direito Agrário

Não sei se você já ouviu falar em “agrobusiness”, mas, se não, deveria começar a estudar sobre agora mesmo! Esta área cuida de toda atividade agrária do ponto de vista jurídico, considerando todos os riscos envolvidos.

O advogado ou advogada que trabalhar com o agronegócio possui um vasto leque de causas de atuação. Seja na elaboração de contratos, regularização fundiária, questões tributárias, reintegração de posse, desapropriação de terras, dentro outras.

É um setor com grandes oportunidades e que só tendem a crescer no próximo ano de 2022.

Direito Médico

Apesar de não ser tão novidade, não podíamos deixar de fora uma área que segue em crescimento exponencial, liderando como uma das áreas mais bem remuneradas da atualidade. Tendência que promete se permanecer no ano de 2022.

O advogado que atua no Direito Médico pode alcançar várias vertentes, desde atuar pelos direitos dos pacientes em demandas contra o sistema público e privado de saúde, bem como na defesa de médicos em processos éticos, e até atuar em hospitais e clínicas com um direcionamento preventivo.

A relação médico-paciente está cada vez mais complexa, com a disponibilidade de informações que chegam ao público, logo, é importante saber prestar essa assessoria jurídica neste tipo de demandas.

Na área, possuímos um Mini Curso Gratuito. Confira:

Direito Ambiental

Por fim, e não menos importante, temos a área do Direito Ambiental como uma forte tendência para o ano de 2022. O tema da sustentabilidade está cada vez mais presente no dia-a-dia da sociedade e, consequentemente, vão surgindo mais implicações jurídicas pertinentes a esse tema.

Toda a ideia de desenvolvimento econômico, hoje em dia, está atrelado às causas e preocupações de cunho ambiental, objetivando um equilíbrio.

O advogado ou advogada que se especializar nesta área pode atuar tanto na prevenção ou punição de práticas ilegais. Principalmente com a existência dos critérios que devem ser adotados pelas companhias na redução de seus impactos ambientais.

Seja em órgãos regulatórios ou na área de consultoria de empresas privadas, o advogado da área ambiental pode esperar avanços promissores neste ramo de atuação.

Se você se interessou, confira nosso curso prático em Direito Ambiental:

Gostou do nosso conteúdo? Então fique sempre ligado no nosso blog pois sempre trazemos as notícias mais relevantes para a sua atuação jurídica. Vamos Juntos!

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Paolo Lima
Por:
Autor

Analista de Conteúdos CERS. Advogado, pós-graduado em Direito Penal.

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a