Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Visual Law: Revolucione suas petições e contratos!

Avatar de Pedro Vinícius
Por:
Publicado em 21/09/2021, às 13:48

Você já ouviu falar sobre Visual Law? Confira aqui essa nova modalidade de redação jurídica que, ao que tudo indica, irá revolucionar o mundo do direito!


Mas o que é o Visual Law?

É uma solução do Legal Design que usa recursos visuais com o intuito de tornar a comunicação jurídica mais acessível para o público, utilizando também algumas técnicas de Design como: o uso de fluxogramas, vídeos, ícones, bullet points, infográficos, dentre outros.

Vejamos o seguinte exemplo:

Imagem retirada do https://www.conjur.com.br/2021-mai-27/senso-incomum-vamos-aceitar-desmoralizacao-direito-advogado-quando

Sabemos que a comunicação no mundo jurídico tem poder, e o mundo exige cada vez menos o uso de palavras para isso, o importante é conseguir repassar a informação para o público a quem você está se direcionando, ou até mesmo para os magistrados.

A proposta do Visual Law é exatamente essa: facilitar a comunicação com recursos dinâmicos.

Esse recurso vem se tornando cada vez mais comum porque contrasta com o método mais tradicional de comunicação em direito: textos jurídicos, escritos de forma complexa, extensa e pouco atraente.

Ao introduzir formatos mais dinâmicos, o Visual Law ajuda a compreender melhor essa comunicação, porém sem perder a sua seriedade.

Técnicas de aplicação

Para ficar mais explicativo, trouxemos exemplos de como aplicar o Visual Law na advocacia de maneira revolucionária, confira:

  •  Cláusulas contratuais : No contrato, a utilização de processos para explicar a cláusula rescisória, a aplicação de multas e a taxa de correção facilita e pode servir de suporte visual para o texto. Além disso, a página de rosto que resume os termos em linguagem extremamente simples é melhor posicionada lado a lado em uma forma retangular ou simétrica, o que pode dar uma visão geral do assunto a ser tratado e acelerar a discussão durante a fase de negociação.
Contrato como peça-chave no marketing da empresa - Accorsi Saruê
Imagem retirada do site https://accorsisarue.com.br/contrato-como-peca-chave-no-marketing-da-empresa-1411/
  • Conheça quem será o usuário do seu documento: Mesmo que a pessoa para quem você está disponibilizando seja um juiz, não há motivo para não utilizar dessa ferramenta facilitadora para a comunicação, pois ele também deseja clareza e eficácia ao se comunicar com os advogados. Se o usuário for leigo, maior será a necessidade de transmitir a mensagem jurídica de forma clara, pois é necessário compreensão para o cumprimento de normas.

    Inclusive, já existem magistrados que apoiam o uso da técnica. Em decisão no processo nº 0001482-11.2019.5.06.0103 (RORSum), da Segunda Turma do TRT da 6ª Região, o desembargador Fabio André de Farias elogiou uma petição pelo uso de técnicas de Visual Law. Confira o trecho da decisão:

processo nº 0001482-11.2019.5.06.0103
  • Apresente inovações: Para facilitar a leitura e evitar quebras no texto, utilize tabelas, planilhas e resumos de informações contidos em arquivos. Isso aumenta a velocidade de análise do magistrado, que possibilita sair do texto sem fechar a parte processual na tela para abrir o arquivo, basta marcar a reunião para mais tarde. Além disso, em casos altamente técnicos envolvendo questões não jurídicas, é importante a explicação ao magistrado de informações que servirão de subsídios para os fatos. Nestes casos, o uso de imagens, fotos, processos, gráficos e cores para dividir segmentos e diversos recursos visuais é fundamental para definir a procedência do mérito.

Com essa nova ferramenta que tem muito a agregar, é esperado que a comunicação no mundo jurídico fique mais fácil para se estudar, compreender e repassar informações.

Para mais: https://noticias.cers.com.br/noticia/marketing-juridico-e-legal-design/

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

DICAS

Nova tendência para o mundo jurídico

Para mais dicas sobre Visual Law: https://invenis.com.br/blogs/novidades/tudo-sobre-visual-law/

Avatar de Pedro Vinícius
Por:
Jornalista

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a