Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

5 dicas para manter o foco nos estudos

Avatar de Manoela Moreira
Por:
Publicado em 22/10/2019, às 14:05 Atualizado em 04/12/2019 às 18:58

Qualquer motivo se torna uma distração para você? Não consegue cumprir as metas estipuladas? Seu rendimento está dando lugar à procrastinação? Se as suas respostas aos questionamentos anteriores foram positivas, está na hora de repensar a forma como você está lidando com os estudos! Aprender a manter o foco é algo essencial para a sua rotina, e será um “divisor de águas” durante a preparação! 

Confira as dicas que te ajudarão a manter por perto essa característica que elevará a qualidade dos seus estudos: 

 

1 – Organize a sua rotina 

Antes de iniciar, de fato, os estudos, é muito importante organizar a sua rotina! Estabeleça um horário específico para se dedicar exclusivamente ao seu objetivo. Se possível, distribua esse tempo de acordo com as matérias que terão uma prioridade em sua lista. Procure cumprir o horário todos os dias da semana. Isso fará com que a sua mente se acostume com a rotina, e será mais difícil procrastinar, e perder o seu foco. Uma boa dica é criar um cronograma. Ele lhe dará um “norte”, e você não precisará ficar pensando o que estudar todos os dias. Isso poupará seu tempo, e evitará maiores distrações. 

 

2 – Adapte o seu ambiente 

Cronograma feito e horário estipulado, é hora de estudar! Um ambiente silencioso, uma boa mesa, iluminação e os materiais adequados serão essenciais. Você não precisará de muito. Adeque o ambiente às suas necessidades, e tire da sua vista tudo que não será importante para a sua concentração. Organização nos estudos, na rotina e no ambiente serão um trio perfeito e essenciais para o seu sucesso. 

 

3 – Elimine as suas principais distrações 

Essa dica sempre é dita, e deve ser levada em consideração por você. Estudar e querer manter o foco, tendo outros atrativos à sua volta é um grande erro e deve ser evitado! Os horários reservados para o estudo só terão sentido se forem levados a sério. Então, durante esses momentos, mantenha o celular ou outros aparelhos, por exemplo, distante e esteja disposto a só utilizá-los após o horário em questão. 

 

4 – Sua vida não precisa parar 

Elimine a ilusão de que “parar” a sua vida para se dedicar exclusivamente aos estudos lhe trará os resultados esperados. Escolha, ao menos, um dia na semana para realizar atividades que lhe tragam prazer. Descansar, se dedicar à família ou sair com os amigos trarão momentos de relaxamento para a sua rotina, e lhe darão um “gás” para iniciar mais uma semana. Assim será mais difícil perder o foco durante a semana, já que você terá um dia ideal para isso. 

 

5 – Use a mente a seu favor 

Utilize aquilo que você tem de mais importante para obter o seu sucesso. Mentalize que é possível atingir o seu objetivo. Isso fará com que sua dedicação aos estudos aumente, e o seu foco dificilmente será perdido. Parece óbvio, não é? Mas, por incrível que pareça, uma das maiores barreiras que o estudante enfrenta logo de início é o seu pessimismo, e a certeza de que não vai conseguir antes mesmo de começar. O desânimo ao longo da caminhada pode aparecer, e é normal, mas saiba lidar com este e não permita que o mesmo apareça logo de início, te impedindo de começar a lutar pela sua meta. 

Mantenha o foco. Permaneçam firmes! Acreditamos no seu potencial e estaremos te motivando até a grande concretização dos seus objetivos. 

Vamos juntos!

 

 

Quer ter acesso a materiais de qualidade de forma gratuita?

Clique aqui e aproveite simulados e cursos oferecidos gratuitamente pelo CERS. Aproveite a oportunidade para aprimorar os seus estudos.

 

Você pode se interessar por: Aprenda a celebrar as suas pequenas conquistas e Como organizar a sua rotina de estudos?

 

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Manoela Moreira
Por:
Jornalista

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a