Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

5 coisas que você precisa saber antes de realizar o tão almejado concurso público

Avatar de Humberto Albuquerque
Por:
Publicado em 02/10/2019, às 15:27 Atualizado em 02/10/2019 às 15:41

 

Olá, concurseiro (a)! Sabendo que sua jornada rumo à nomeação não está nada fácil, mas cheia de altos e baixos,  veja essas super dicas para você dar aquele gás na preparação para o seu concurso.

Acredite no seu potencial

Caro (a) amigo (a), com a proximidade da prova do seu concurso, é interessante saber que você fez o seu possível para alcançar a sua aprovação, e temos certeza que isso irá acontecer! Não pense que, por não ter estudado todo o conteúdo, não irá alcançar seu sonho.

Você acha mesmo que todo mundo consegue estudar todo o conteúdo abrangido pelo edital? Não se engane, futuro (a) servidor (o) público (a), é pouco provável que todos que já foram aprovados tiveram o domínio total do conteúdo programático.

Lembre-se, só você tem conhecimento de todas as adversidades que você passou para chegar onde está, então não desacredite de si mesmo! Você fez o seu melhor! Não tenha medo de realizar a sua prova, acredite no seu potencial, afinal, se você não acreditar em você, não serão os seus concorrentes que irão, certo?

Evite Pensamentos negativos

Sim, é muito comum termos pensamentos negativos, afinal, o ser humano possui medo do desconhecido. Contudo, é válido que você tente minimizar esses pensamentos antes e depois de realizar o seu certame.

Os pensamentos negativos podem bloquear a sua mente na hora em que você for responder a sua prova, você deseja isso? Acreditamos que não, por isso, pense positivamente, que tudo vai dar certo! Concurseiro (a), se você se preparou e estudou de forma correta, vá com toda a sua energia positiva e garra. Então, nada de pensamentos negativos, acreditamos em você!

A calma é sua melhor amiga

Concurseiro (a), além do seu conhecimento, a sua outra companhia na hora de responder a prova é a CALMA. Leia toda a questão, se for preciso leia mais uma vez, vá marcando o que for importante enquanto passa os olhos na questão.

Responda a sua prova com calma. Lembre-se, cada questão é importante, cada resposta certa é um passo a mais para a posse do cargo que você almeja. Por isso, não tenha medo de voltar em uma questão se for preciso. Vá com calma, faça no seu tempo, tente começar a prova por uma disciplina em que você tenha domínio, é uma boa forma de começar uma prova.

Caso você sinta que está nervoso (a), sente-se, respire fundo. A prova é importante para você, mas não deixe que ela atrapalhe a sua saúde.  Cada prova que você for fazer será única, mas com o tempo será mais fácil minimizar o nervosismo.

Lembre-se, ter calma é saber ter controle emocional e o seu exercício antes da realização do certame é fundamental, assim como realizar simulados para treinar e cronometrar a realização das questões. Realize com calma, mas atente-se à duração de prova.

Você só precisa passar

Alcançar a maior nota em um certame, é algo incrível, não há dúvidas em relação a isso. A sensação deve ser de dever cumprido, de missão dada e cumprida! No entanto, não vá para a prova pensando que você deve saber tudo, você apenas precisa PASSAR.

Você deve dar o seu melhor, mas não se culpe por equívocos que possam ocorrer.  O objetivo é ser aprovado, seja em 1º ou 30º, não importa, você será um funcionário público da mesma forma! Então, caro (a) amigo (a), não se cobre demais, lembre-se, você só precisa passar!

 Evite comparações

Cada pessoa tem uma trajetória e disponibilidade de tempo diferentes para se preparar até a hora da prova. Cada um possui facilidades e dificuldades em uma disciplina ou assunto, assim, evite comparações!

Lembre-se que, na hora da prova, quem vai resolvê-la sozinho é VOCÊ! Então, não existem motivos para comparações com outros concurseiros (as). Sempre vão haver pessoas falando que gabaritaram a prova, que a prova estava fácil, não as ouça!

Futuro (a) servidor (a) público (a) as suas chances são altíssimas e para conseguir a sua tão sonhada nomeação basta dedicação e autoconfiança. Sabemos das suas dificuldades mas elas não podem ser maiores que sua força de vontade.

Vamos juntos!

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a