Estudar para concursos públicos não é uma tarefa fácil. É preciso muita determinação para se manter firme na jornada. Além disso, a organização de um estudo assertivo e através do método certo também faz toda a diferença.
Por isso, é preciso aproveitar as oportunidades de forma eficiente. Muitos concurseiros das carreiras jurídicas questionam se é possível conciliar os estudos para concursos de Promotor e Juiz. E nós vamos te responder isso a seguir!
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Quais as diferenças no estudo para os dois cargos?
É muito comum que os concurseiros queiram realizar a maior quantidade possível de concursos que surgem durante a jornada, seja para treinar os conhecimentos, seja para, já em um nível mais avançado, ter chances reais de aprovação.
Mas é preciso reconhecer as diferenças entre as jornadas de preparação para cada carreira. Via de regra, os concursos para a Magistratura costumam exigir de forma mais intensa os conhecimentos das disciplinas de Direito Civil e Direito Processual Civil. Já os concursos para o Ministério Público tendem a exigir mais de disciplinas como Direito Penal, Direito Processual Penal e Direitos Difusos.
Leia também: Não espere o edital: Estude antecipadamente no CERS
Afinal, é possível combinar o estudo para ambos?
E a resposta é SIM! É totalmente possível se preparar de forma simultânea para os concursos das carreiras de Promotor e Juiz. Por isso, precisamos te dar duas dicas essenciais, que funcionarão conforme o seu objetivo principal:
– Se seu foco é a Magistratura, mas ao ser publicado um edital para o cargo de Promotor você deseja se preparar, intensifique a sua preparação pós-edital na disciplina de Direitos Difusos.
– Se seu foco é o Ministério Público, mas deseja também fazer um concurso para Juiz, dedique tempo no estudo pós-edital para estudar disciplinas como Direito Tributário e Direito Empresarial.
Mas há um ponto em comum ao estudo para as duas carreiras: com determinação, organização e assertividade, você tem grandes chances de realizar o seu sonho da aprovação em breve! Que tal?
Vamos juntos?!
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques