Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Unimed vai ao STJ para não pagar cirurgia de mudança de sexo

Avatar de Sara Vitória
Por:
Publicado em 30/11/2023, às 13:27 Atualizado em 01/12/2023 às 08:42

A 3.ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, está analisando um caso , que trata sobre recurso da Unimed de Uberaba contra a decisão que a condenou a custear procedimento de mudança de sexo e inclusão de prótese mamária , bem como o valor de  R$ 20 mil, como valor indenizatório pela recusa.

Entenda o Caso

A Unimed alega que o procedimento de neofaloplastia é experimental, excluído do contrato e não previsto no rol de procedimentos da ANS, o que justificaria que a operadora privada de saúde não possui obrigatoriedade de cobertura.

Quanto à inclusão da prótese mamária, a Unimed sustenta que só seria devida a cobertura se tivesse objetivo reconstrutivo, por exemplo, por mutilação causada por tratamento de câncer.

O Plano de Saúde deve custear cirurgias plásticas?

O Brasil é o segundo maior país do mundo a realizar cirurgias plásticas, principalmente aquelas que são consideradas procedimentos estéticos. E milhares de consumidores se perguntam se o plano de saúde não seria obrigado a cobrir o procedimento.

Em geral, as cirurgias plásticas não são cobertas. E isso tem sido razão de muitas discussões inclusive no âmbito jurídico, o que tem aberto bastante processos referentes ao assunto.

Sim, é possível dizer que o plano de saúde cobre cirurgia plástica. Mas apenas em alguns casos específicos pode-se exigir que o procedimento seja custeado, obrigatoriamente, pelo seu plano de saúde.

É importante entender que o plano de saúde pode ser chamado para pagar um tratamento plástico quando a cirurgia está indicada por um motivo ligado a um motivo clínico. Ou seja, a razão da indicação do procedimento não pode ser simplesmente porque o paciente está esteticamente insatisfeito com algo, pois quase todos os seres humanos mudariam algo em seu corpo.

A grande questão é haver recomendação médica por uma razão clínica.

Leia Também: Contrato temporário inviabiliza estabilidade de gestante, decide TST

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Sara Vitória
Por:
Autor

Conteudista CERS. Estudante de Direito, Aprovada na Faculdade aos 16 anos.

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a