Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Um bom servidor público vai além do concurso

Joffre Tenorio
Por:
Publicado em 16/03/2023, às 16:58 Atualizado em 16/03/2023 às 19:32

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Em primeiro lugar, um bom servidor público precisa ter vocação para o serviço público. Ser servidor não é somente uma profissão, mas um compromisso com a sociedade. Ele deve ter empatia e compaixão pelo próximo, se colocar no lugar do outro e ter como objetivo a busca pelo bem-estar coletivo. É necessário que haja a consciência de que a função do servidor, como diz o nome, é servir ao público, e não ao próprio interesse. Mas é possível unir os interesses quando o funcionário público se qualifica e pensa de forma coorporativa. Assim, todos sem ganhando.

Leia também: Piso Salarial da enfermagem segue suspenso

Um bom servidor público vai além do concurso

A importância da qualificação profissional

Após ser aprovado no concurso e tomar posse, facilmente o servidor se acomoda. Porém, pense sempre na sua carreira e no seu crescimento. Para tal, manter-se qualificado dentro das atribuições do cargo é fundamental. Faça cursos, pós-graduações, qualificações coorporativas. Em muitos casos, as promoções dentro do serviço público, inclusive, levam em conta a sua qualificação profissional. Em um mundo em constante transformação, é fundamental que o servidor esteja sempre atualizado e aberto a novas ideias e tecnologias, de forma a oferecer um serviço público cada vez melhor e mais eficiente. Por sinal, hoje o CERS Cursos Online é uma das maiores referências em treinamento corporativo – público e privado – do Brasil. Aproveite e confira os nossos cursos em www.cers.com.br na aba de CORPORATIVO.

Ética profissional

Outro aspecto fundamental ao bom servidor público é a ética e a integridade. O servidor público deve agir sempre com transparência, honestidade e imparcialidade, evitando conflitos de interesse e se comprometendo com a prestação de um serviço público de qualidade. A integridade é um valor que deve ser cultivado e preservado, em todas as atividades desenvolvidas pelo servidor público.

Capacidade de se comunicar e trabalhar em equipe

Além disso, é essencial que o bom servidor público tenha capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal. Isso inclui a habilidade de ouvir e entender as necessidades do público, de forma a atendê-las da melhor maneira possível. O servidor também deve ser capaz de lidar com conflitos e situações adversas, e de buscar soluções pacíficas e eficazes.

Desenvolvimento profissional

Por fim, é importante destacar que um bom servidor público deve ser sempre comprometido com o desenvolvimento pessoal e profissional. Isso inclui a busca constante pelo aperfeiçoamento técnico, mas também o desenvolvimento de habilidades e competências comportamentais. É preciso que o servidor esteja sempre se atualizando e se aprimorando, de forma a oferecer um serviço público cada vez mais eficiente e de qualidade.

Em resumo, um bom servidor público vai além do concurso. É necessário que haja uma combinação de vocação, ética, habilidades interpessoais, capacidade de inovação e comprometimento com o desenvolvimento pessoal e profissional. O serviço público é um serviço prestado à sociedade, e o servidor público deve estar sempre consciente disso e comprometido em oferecer um serviço público de qualidade.

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Joffre Tenorio
Por:
Autor

Jornalista e professor. Conteudista do CERS e Portal Exame de Ordem. Consultor de Comunicação da Associação Nacional de Apoio aos Concursos Públicos e Exames - ACONEXA. Vencedor por três vezes do Prêmio Nacional Allianz Seguros de Jornalismo, ganhador da Medalha do Mérito Jornalístico da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar de Pernambuco e atuando na produção de conteúdo sobre concursos, educação e área jurídica desde 2009.

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a