Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

TJGO: Candidato reprovado no Teste de Aptidão Física (TAF) seguirá em concurso

Rayssa Leal
Por:
Publicado em 08/01/2024, às 17:37 Atualizado em 08/01/2024 às 17:38

Candidato do concurso da Polícia Técnico-Científica de Goiás, que foi reprovado no TAF – teste de aptidão física, obteve uma decisão liminar favorável na Justiça, permitindo sua continuidade nas fases subsequentes do certame, caso seja aprovado.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O juiz de Direito Rodrigo Rodrigues de Oliveira e Silva, da 1ª vara da Fazenda Pública estadual, ressaltou que o trabalho a ser desempenhado no cargo de auxiliar de autópsia possui um caráter predominantemente intelectual e administrativo, tornando o condicionamento físico do candidato pouco relevante.

Na ação, o autor alegou ter sido aprovado nas provas objetiva e discursiva do concurso, sendo convocado para o exame de aptidão física, no qual foi considerado inapto.

Ele argumentou que essa fase era ilegal e inconstitucional, baseando-se na natureza intelectual e administrativa do cargo de auxiliar de autópsia, que, segundo ele, não demanda habilidades físicas relevantes.

Após uma análise preliminar, o juiz acatou o argumento, destacando que as atribuições do cargo de auxiliar de autópsia não requerem resistência física significativa, uma vez que possuem predominantemente uma natureza burocrática e administrativa, conforme estabelecido pelo decreto 213/70 do Estado de Goiás.

Dessa forma, foi deferida a liminar, permitindo que o autor prossiga nas demais fases do concurso público, caso seja aprovado.

Processo: 5669527-17.2023.8.09.0051

Fonte: Migalhas

Leia também: APIB e outros partidos pedem que STF invalide lei do marco temporal

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Rayssa Leal
Por:
Autor

Analista de Conteúdos CERS. Estudante de Direito na Universidade Federal de Pernambuco. Aprovada no 35º Exame de Ordem.

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a