Técnicas de aprendizado por meio de resolução de questões - Portal de notícias CERS

Técnicas de aprendizado por meio de resolução de questões

Confira dois passos super importantes para você se dar bem nas provas

Ana Laranjeira
Por:
Atualizado em 07/12/2017 - 15:52
Estude com qualidade!

A preparação para concursos é uma corrida contra o tempo para a maioria dos candidatos. Por mais que se estude com antecedência, a impressão é que não é possível estudar tudo!

Na busca pela eficiência nos estudos, a resolução de questões se apresenta como melhor método. Isso se dá por ela aliar a obtenção de conhecimento com a aplicação prática. E sempre de acordo com a abordagem da banca organizadora.

Estudar de forma exaustiva e mesmo assim não obter um resultado satisfatório é uma indicação de alerta. Quer dizer que o cérebro não está condicionado para abordagem de estudos exigida na prova. Portanto, o método de resolução de questões consiste em treinar bem o candidato. Ele deve responder a alternativa certa de acordo com os padrões da banca examinadora. Além disso, também determina a avaliação do conhecimento que ele adquiriu.

Leia também: Confira mais de 800 vagas em concursos públicos!

 

1º Passo: Foco nas alternativas corretas

No primeiro momento, foque apenas nas alternativas corretas das questões para poder identificar como a banca costuma cobrar aquele assunto teórico e ficar atenta as pegadinhas da prova. A ideia aqui não é saber se você sabe ou não a resposta da questão. Com esta metodologia, o objetivo é estudar e absorver mais informações.

Com a técnica, você ganha mais rapidez e agilidade nos estudos em comparação aos demais estudantes que aplicam métodos tradicionais de aprendizagem.

2º Passo: Simulados

Depois da primeira etapa de aprendizagem, é hora aplicar os simulados. Nesta fase, você vai poder avaliar o quanto ele sabe sobre determinado assunto e seu nível de preparação para a prova. Esta é a última maneira de resolver questões. Ou seja, você leu a teoria, estudou por exercícios e agora quer saber se realmente absorveu as informações.

As metodologias são complementares. Sendo assim, estude bem a teoria, faça muitos exercícios e depois espere alguns dias para fazer o simulado do assunto. Desta maneira sim, você saberá se absorveu ou não as informações necessárias para a realização de uma boa prova.

Leia também: Dicas de estudo para concurso público

 

Mais preparação grátis!

Quer se preparar para concursos públicos a partir do essencial? Baixe gratuitamente o nosso E-book Começando do Zero! O material contém dicas de estudo valiosas sobre os principais assuntos cobrados em certames.

 

 

 

 

COMENTÁRIOS