Dicas de estudo para concurso público - Portal de notícias CERS

Dicas de estudo para concurso público

Prepare-se com qualidade e fique mais perto da aprovação!

Thaísa Moraes
Por:
Atualizado em 08/06/2018 - 14:20
dicasdeestudo-960x350

Se você estuda para concursos públicos há um certo tempo, já deve saber lido bastante a respeito de dicas de estudo. Mas você já descobriu realmente qual a melhor maneira de estudar? Todo o seu desempenho no aprendizado vai depender de como funciona o seu cérebro.

Segundo a professora Cristiane Dupret, especialista em Neurociência, tal conhecimento trará a oportunidade de utilizar estratégias adequadas na sua aprendizagem. “O cérebro é a parte mais importante do nosso sistema nervoso central. É por meio dele que tomamos conhecimento das informações ao nosso redor. Assim, processamos e respondemos voluntária ou involuntariamente a elas”, explica.

Já que, enquanto concurseiro, o seu tempo é precioso, é chegado o momento de otimizar os seus estudos de uma por todas! Entenda como você assimila melhor os assuntos e inicie a sua aprendizagem da melhor maneira a partir de agora!

Você pode se interessar por:

Técnicas de aprondizado por meio de resolução de questões

 

A forma de estudar é determinante para o resultado 

É importante frisar que você deve além de estudar toda a disciplina, o mais importante é garantir que você lembrará dela na hora da prova. Para isso, é necessário que você utiliza as técnicas de estudo que surtirão mais efeitos positivos na sua memorização.

Para Dupret, o treinamento querer repetição, mas deve vir acompanhada de outras técnicas, tais como a do questionamento elaborativo e da auto explicação. Conheça-as:

 

Questionamento elaborativo e auto explicação 

  1. O questionamento elaborativo pode ser utilizado desde a primeira revisão de um conteúdo. O estudante procura formular perguntas acerca do conteúdo analisado.

Ex.: Utilizando a técnica do questionamento elaborativo na revisão de um conteúdo inerente à imputabilidade, você poderia tentar responder à seguinte pergunta: O que pode gerar uma inimputabilidade?

  1. Já a técnica da auto explicação, desenvolve amplamente o pensamento abstrato. Por meio dela, o estudante procura refletir sobre o assunto. Ele explica para si mesmo qual é a sua compreensão sobre ele.

Utilizando a técnica da auto explicação, você pode tentar explicar em voz alta. Faça isso em uma espécie de aula simulada. Significa a inimputabilidade e qual é a consequência dela dentro do crime.

A professora assegura que as duas técnicas têm algo em comum. “Elas propiciam o desenvolvimento de um pensamento mais abstrato, sem a repetição mecânica e com a possibilidade de um enfrentamento de um determinado tema de forma interligada a outros. No entanto, uma das técnicas que tem demonstrado uma maior eficácia nas pesquisas neurocientíficas e cognitivas vem sendo a de realização de testes e simulados”, afirma.

 

Prática distribuída

Outra técnica alertada por Dupret bastante eficaz é a da prática distribuída. “Por meio dela, o estudo dos temas deve ser dividido em períodos mais espaçados, evitando-se assim o estudo massivo de um mesmo conteúdo por muito tempo”, ressalta.

Veja como você pode aplicar a técnica de prática distribuída:

– Realize de um cronograma de estudos, distribuindo bem as disciplinas a serem estudadas ao longo dos dias.

– Estude mais de uma matéria por dia.

– Ao longo dos estudos diários, faça intervalos entre uma disciplina e outra.

– Intercale o tempo de intervalo da seguinte maneira: estude de 40 a 60 minutos e descanse cerca de 15 minutos entre um tempo e outro.

 

Preparação

Agora que você já sabe a melhor forma de estudar, não perca mais tempo e comece agora a sua preparação otimizada!

Se você precisar de ajuda para entender os assuntos, confira os nossos cursos preparatórios para todos os tipos de certames! Há opções para a área de tribunais, área policial, área jurídica e cartórios. É a sua chance de estudar com os melhores professores e realizar o sonho da aprovação!

Nós contamos com um corpo docente bem preparado, composto pelos melhores professores de concursos públicos do Brasil.

Você pode se interessar por:

Confira aqui todos os concursos públicos previstos para o ano de 2018!

COMENTÁRIOS