MENU

Todas as regiões

FECHAR

A importância da saúde mental na rotina de estudo dos concurseiros

Por:
Publicado em 23/03/2023, às 17:48 Atualizado em 23/03/2023 às 17:49

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Cuidar da saúde mental deve fazer parte da rotina diária do concurseiro, junto com os estudos claro. Até mesmo a OMS (Organização Mundial da Saúde) faz esse alerta. A busca por estabilidade financeira e profissional é uma das principais razões que levam muitas pessoas a se tornarem concurseiros. No entanto, esse processo pode ser muito estressante e desafiador, especialmente na hora de lidar com a pressão e as expectativas envolvidas na preparação para um concurso público. É comum experimentar sentimentos como medo, ansiedade, insegurança e, até, frustração. Nesse contexto, a saúde mental é um aspecto fundamental que muitas vezes é negligenciado por quem está na maratona dos concursos.

Leia também: Parlamentares querem reverter decisão do STF sobre fim do trânsito em julgado em causas tributárias

A importância da saúde mental

A ansiedade é uma das principais dificuldades enfrentadas pelos concurseiros. A pressão para ter um bom desempenho, o grande volume de conteúdo a ser estudado e o medo do fracasso podem ser fatores que contribuem para a ansiedade. É importante que os concursandos tenham consciência desses fatores e busquem meios de lidar com a ansiedade. Você pode começar praticando exercícios de respiração, meditação, atividade física e, se for o caso, acompanhamento psicológico. Tudo isso vai te ajudar a seguir a jornada mais fortalecido e dando a devida atenção a sua saúde mental.

O lado motivacional

Manter-se motivado também é fator importante para a nossa saúde mental. A falta de motivação é outro problema comum que pode afetar o desempenho dos concurseiros. A rotina de estudos pode ser desgastante e monótona, e muitas vezes leva a sentimentos de desânimo e desmotivação. Para combater esse problema, é necessário estabelecer metas realistas e que possam ser alcançadas em curto prazo. Além disso, busque fontes de motivação, como grupos de estudo, mentorias. A participação em eventos e palestras pode ajudar a manter o ânimo e a perseverança.

Você não está sozinho

A batalha rumo a aprovação é uma caminhada longa, por uma via repleta de pessoas que, como você, enfrentam as dificuldades em busca do objetivo final. Tenha certeza de que não está sozinho nesta empreitada. A sensação de isolamento é outra questão que pode afetar a saúde mental do concurseiro. A rotina de estudos pode levar a um distanciamento da vida social e familiar, o que resulta na sensação de solidão. Não permita que isso aconteça e busque sempre o equilíbrio entre os estudos e outras atividades igualmente importantes na sua vida.

Mantendo o foco

É bem verdade que cada sabe o que sente e cada tem sua forma peculiar de lidar com as pressões. Todavia, tenha certeza de que cuidar de sua saúde mental deve uma prioridade e não como um fator secundário, inclusive na preparação para um concurso público. A busca por um acompanhamento psicológico e a adoção de estratégias que permitam lidar com a ansiedade, a falta de motivação e a sensação de isolamento são o caminho a ser seguido. Pelo menos vão te ajudar a ter um desempenho adequado na luta para alcançar seus objetivos.

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques