Sandro Bernardes participa de seminário sobre 50 erros mais comuns em licitações
Em sua fala inicial, Sandro Bernardes comentou sobre a evolução de procedimentos, nos últimos anos. “Nos meus 15 anos de atuação no TCU, tenho presenciado uma melhoria nas licitações e contratações realizadas pela administração pública, o que é compreensível, já que grande parte do trabalho é desenvolvido por nós, técnicos. Durante esse tempo também houve retrocessos, mas, de modo geral, o trabalho de campo nos mostra esse aprimoramento”, enfatizou.
Durante sua apresentação, o auditor de controle externo mencionou a importância de as instituições adotarem mecanismos de controle interno capazes de mitigar riscos e estabelecer controles nas aquisições públicas. Ele frisou, ainda, a importância das análises de risco e dos estudos técnicos preliminares. “Áreas centrais para a estruturação da atividade-fim, a exemplo da Tecnologia da Informação, devem ser precedidas de detalhadas análises de risco, para evitar a descontinuidade das atividades das instituições. É temerário, por exemplo, prefeituras contratarem empresas terceirizadas para desenvolverem seus sistemas de arrecadação”, finalizou Sandro.
O evento teve o objetivo de abordar os erros e suas repercussões, além das boas práticas para evitá-los e resolvê-los. Acesse a apresentação do professor e auditor de Controle Externo do TCU, Sandro Bernardes (período da manhã).
Com informações da Escola Nacional de Administração Pública
Leia também: Concursos 2016: confira as oportunidades para área fiscal
Matemática Financeira para concursos nas carreiras fiscais
Você pode se interessar por:
ISOLADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO – CURSO COMPLETO EM QUESTÕES DO CESPE – PROF. SANDRO BERNARDES/BSB
CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS – PROF. SANDRO BERNARDES/BSB (DISCIPLINA ISOLADA)
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques