Saiba Como Fidelizar Clientes na Advocacia
Com mais de 1 milhão de advogados regularmente matriculados na OAB, o mercado de trabalho é extremamente competitivo. Mas, você já se perguntou como fidelizar clientes e criar uma carteira que paguem com recorrência? Claro que sim, né? O CERS preparou este guia para te ajudar com isso. Vamos juntos!?
A Diferença Está nos Detalhes
Em primeiro lugar, é preciso entender que a diferença entre o cliente escolher o seu escritório ou o do concorrente está nos detalhes.
Por isso, há alguns caminhos que o advogado iniciante pode percorrer para fidelizar clientes, fazendo-os garantir-lhe pagamento recorrente, além da propagação de seu nome no mercado.
Além da parte contábil, manter um relacionamento de longo prazo com os clientes é importante para que estes atuem como multiplicadores dos serviços do escritório.
E como fazer isso? Te diremos agora! Confira essas 5 dicas ESSENCIAIS para você fidelizar sua carteira de clientes
Conheça seu Público
Conhecer o seu público é fundamental! Assim, será possível oferecer um bom serviço, com aderência ao perfil de clientes do escritório.
Logo, se o seu escritório possui alguma especialização, busque conhecer as principais dores dos clientes com causas relacionadas.
Por exemplo, para um escritório previdenciário, pode ser interessante aprofundar-se na advocacia consultiva. Posto que, diante da Reforma da Previdência, muitos clientes podem ter dúvidas acerca do planejamento de aposentadoria conforme os regimes existentes.
– Estreite Laços
Garantir que o cliente conheça os serviços prestados é muito importante. Criar vínculos entre a marca do escritório e as demandas dos clientes, assumindo a posição de referência, garante maior notoriedade.
Procure sempre explicar à clientela como funcionam os serviços e os procedimentos para contratação. Uma boa forma de fazer isso é construir um site institucional com estas informações bem detalhadas, de forma sóbria, simples, intuitiva, mas completa.
O profissional deve deixar claro ao cliente sua disponibilidade e competência para o deslinde daquilo que o aflige. Por isso, é essencial ter canais de contato eficientes e simplificados, sem deixar de lado o profissionalismo que a relação contratual exige.
Se Quer Fidelizar Clientes Diga não ao “Juridiquês”
Sabemos que os processos judiciais, em regra, demandam tempo considerável até sua conclusão. Logo, é importante que o cliente não se sinta desamparado ou esquecido. A comunicação entre ele e o advogado deve ser contínua, clara e não deve demandar demasiado esforço.
Por isso, toda essa comunicação deve ser feita em termos passíveis de compreensão por indivíduos de diversos âmbitos profissionais. O universo jurídico é repleto de termos técnicos que, nem sempre, são facilmente compreendidos por todos. Procure facilitar ao máximo a compreensão do seu cliente sobre o que está acontecendo no processo.
Quanto mais ciente de sua lide, maior confiança ele cria com o profissional, fidelizando-o e fazendo com que ele o busque em ocasiões futuras.
Tenha Empatia
Quando contratamos um serviço, queremos ser tratados como um indivíduo e não apenas como um número. Então, deixe claro para o cliente que, por menor que seja, a demanda dele é importante e o escritório vai se utilizar de todas as ferramentas disponíveis para impulsioná-la.
Por mais habitual que determinadas causas possam parecer ao advogado, diante de sua recorrência no cotidiano de trabalho, a perspectiva do representado é completamente diferente.
Muitas vezes, o cliente jamais teve contato com o Judiciário e está amedrontado com tal necessidade. É importante que ele se sinta acolhido, compreendido. Criando assim, laços de confiança com o profissional contratado.
Lembre-se: tudo que é novo, desconhecido, é assustador a princípio. Por isso, ouça seu cliente com interesse, demonstre que compreende suas preocupações e procure tranquilizá-lo acerca da resolução do problema.
Dessa forma, o ideal é que o cliente saia de seu escritório convicto de que sua contratação foi a melhor opção, pois isso o tornará propagador de seu nome no mercado, possibilitando, além de sua fidelização, a prospecção natural da clientela.
Aprenda a Utilizar a Tecnologia
E nossa última dica de hoje é: Use a tecnologia como uma das principais aliadas na fidelização do cliente. Utilizando softwares de produtividade, o escritório pode dedicar mais tempo ao atendimento humanizado, ao invés de estar dedicado às demandas burocráticas.
Além disso, a tecnologia pode auxiliar o cliente a se manter sempre atualizado sobre a sua demanda, garantindo uma maior satisfação em relação aos serviços prestados. Ademais, apesar da proibição da publicidade pelo Código de Ética da OAB, isso não implica em vedação da comunicação entre os juristas e o público, visando informá-lo, instruí-lo e educá-lo.
Outrossim, as redes sociais possibilitam essa comunicação, fazendo com que o público passe a conhecer melhor o profissional, que deve mostrar um diferencial durante todo o processo de comunicação, ao ser acessível, falando de forma clara e explicativa.
Afinal, você acha que a pessoa vai contratar quem não conhece ou quem ela segue nas redes sociais e já acompanha? Por este motivo, invista no seu público com conteúdo e conquiste clientes de forma regular.
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