MENU

Todas as regiões

FECHAR

Edital do concurso AFT 2023 deverá reservar vagas para indígenas e pessoas trans

Por:
Publicado em 29/06/2023, às 16:28 Atualizado em 29/06/2023 às 16:55
Novo Concurso AFT 2023

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O Edital do concurso AFT 2023, com autorização de 900 vagas para Auditor Fiscal do Trabalho, carreira vinculada ao Ministério do Trabalho, deve contar com reserva de vagas para pessoas trans e indígenas. A informação foi comentada pela Coordenadora-Geral de Política de Classe da Associação Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (ANAFITRA), Dra. Lívia Valle. Em entrevista concedida ao nosso blog, ela falou que o Grupo de Trabalho que já iniciou os trâmites do edital, está atento a esta questão.

Leia também: PODCAST AFT – edital em dezembro de 2023 e provas em 2024

Edital do concurso AFT 2023: reserva de vagas

De acordo com a coordenadora, o grupo técnico de trabalho para distribuição das vagas já está formulando o edital e adequando a quantidade e percentuais de vagas. Além disso, Além disso, segundo informado pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, 2% das vagas serão reservadas para indígenas e mais 2% para pessoas trans.

Saiba mais: Quanto ganha um AFT?

Mais detalhes

Das 900 vagas, previstas na autorização de Edital do concurso AFT 2023, portanto, 18 serão para pessoas transgêneras e 18 para candidatos indígenas. A reserva de vagas para trans não é uma obrigação legal, uma vez que existe legislação neste sentido, somente para negros e portadores de deficiência. Todavia, vários órgãos já adotam este critério, como ocorreu nos últimos concursos da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPE SP).

Outras reservas de vagas

Teremos ainda outras reservas de vagas no Edital do concurso AFT 2023. De acordo com o ministro Luiz Marinho, o certame deve contar com reserva de vagas para pessoas negras e 6% para portadores de deficiência, quantitativos superiores aos determinados por lei que são, respectivamente, 20% e 5%. Para concorrer ao cargo é necessário possuir formação de nível superior, em qualquer área de formação, com remuneração inicial de R$ 21.029,09.

Confira o PODCST exclusivo do blog CERS com a Coordenadora-Geral de Política de Classe da Anafitra – Associação Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho, Dra. Lívia Valle:

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques