Qual o tamanho da sua jornada?
A opção por concursos públicos nunca é fácil. É uma escolha que envolve nuances variadas e afeta diretamente não só o concurseiro, mas também as pessoas que integram seu círculo social e familiar.
No entanto, as inúmeras histórias de sucesso que se propagam ratificam a certeza que o êxito é perfeitamente possível. O sucesso está associado ao planejamento e à perseverança. Apesar do quão árdua a jornada possa ser, não acresce em nada superdimensionar os desafios e percalços que certamente serão enfrentados pelo caminho.
Como assim? Como na vida, a preparação para provas e concursos públicos não está isenta de intempéries. O diferencial está em como cada um encara esses desafios. Os problemas são etapas quase que inevitáveis no caminho para o sucesso e devem ser encarados positivamente, buscando-se extrair o máximo aproveitamento possível de tais experiências.
Cada situação enfrentada contribui para a formação das pessoas tais quais elas são. Os desafios fortalecem os indivíduos e os tornam mais aptos a buscar soluções e maneiras mais eficientes de enfrentá-los.
A ideia é não ceder aos problemas, não valorizá-los além do que realmente merecem. Assimilar a real dimensão dos desafios contribui para estabelecer a melhor forma de contorná-los.
É um gritante contrassenso tornar o “inimigo” maior do que o “guerreiro”, acrescer suas forças demasiadamente e atribuir-lhe valor desmedido. À medida que o “monstro” cresce, nos apequenamos. Isso é contraproducente.
E então, quais as dicas?
A dica é buscar clareza e discernimento durante sua preparação:
– Estar ciente que ela é, sim, bastante árdua, mas não um obstáculo intransponível;
– Não atribuir à jornada valor superior a que faz jus;
– Traçar estratégias para se antecipar aos percalços, facilitando seu enfrentamento;
– Lidar positivamente com as mais variadas situações, ainda que, num primeiro momento, demonstrem-se negativas;
– Extrair lições a cada degrau, utilizando-as para se fortalecer enquanto indivíduo e em sua preparação;
– Não se deixar abalar por eventuais quedas, se reerguer rapidamente, limpar a poeira do terninho e continuar a caminhar.
Nunca se esqueça que o sucesso é consequência lógica da persistência, portanto, persista até o êxito! Estamos certos que seu nome certamente e brevemente constará no Diário Oficial e seguiremos juntos até lá (e até depois)!
Vamos juntos!
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques