Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Qual o tamanho da sua jornada?

Avatar de Carolina Siqueira
Por:
Publicado em 30/12/2019, às 09:32

A opção por concursos públicos nunca é fácil. É uma escolha que envolve nuances variadas e afeta diretamente não só o concurseiro, mas também as pessoas que integram seu círculo social e familiar.

No entanto, as inúmeras histórias de sucesso que se propagam ratificam a certeza que o êxito é perfeitamente possível. O sucesso está associado ao planejamento e à perseverança. Apesar do quão árdua a jornada possa ser, não acresce em nada superdimensionar os desafios e percalços que certamente serão enfrentados pelo caminho.

Como assim? Como na vida, a preparação para provas e concursos públicos não está isenta de intempéries. O diferencial está em como cada um encara esses desafios. Os problemas são etapas quase que inevitáveis no caminho para o sucesso e devem ser encarados positivamente, buscando-se extrair o máximo aproveitamento possível de tais experiências.

Cada situação enfrentada contribui para a formação das pessoas tais quais elas são. Os desafios fortalecem os indivíduos e os tornam mais aptos a buscar soluções e maneiras mais eficientes de enfrentá-los. 

A ideia é não ceder aos problemas, não valorizá-los além do que realmente merecem. Assimilar a real dimensão dos desafios contribui para estabelecer a melhor forma de contorná-los.

É um gritante contrassenso tornar o “inimigo” maior do que o “guerreiro”, acrescer suas forças demasiadamente e atribuir-lhe valor desmedido. À medida que o “monstro” cresce, nos apequenamos. Isso é contraproducente.

E então, quais as dicas?

A dica é buscar clareza e discernimento durante sua preparação:

– Estar ciente que ela é, sim, bastante árdua, mas não um obstáculo intransponível;

– Não atribuir à jornada valor superior a que faz jus;

– Traçar estratégias para se antecipar aos percalços, facilitando seu enfrentamento;

– Lidar positivamente com as mais variadas situações, ainda que, num primeiro momento, demonstrem-se negativas;

– Extrair lições a cada degrau, utilizando-as para se fortalecer enquanto indivíduo e em sua preparação; 

– Não se deixar abalar por eventuais quedas, se reerguer rapidamente, limpar a poeira do terninho e continuar a caminhar.

 

Nunca se esqueça que o sucesso é consequência lógica da persistência, portanto, persista até o êxito! Estamos certos que seu nome certamente e brevemente constará no Diário Oficial e seguiremos juntos até lá (e até depois)!

 

Vamos juntos!

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Carolina Siqueira
Por:
Autor

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a