A Diretora de Gestão de Pessoal Substituta da Polícia Federal confirmou, através de documento oficial de resposta a pedido de informações, que a solicitação para a realização de concurso público para a PF encontra-se no Ministério da Economia.
O certame visará ao provimento de cargos de Agente Administrativo do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal – PECPF, para os níveis médio e superior. Também há solicitação de autorização para realização de concurso objetivando preenchimento de 600 vagas para o cargo de Agente de Polícia Federal.
Saliente-se que ainda não há qualquer confirmação sobre quantitativo de vagas ou datas para a realização do certame.
Agente Administrativo
O último concurso para a área administrativa foi realizado em 2013 e foi organizado pelo CEBRASPE. O edital contemplou conteúdos gerais e específicos, distribuídos em 120 questões. Para os cargos de nível superior, também havia prova discursiva.
Conteúdos abordados no último edital
– Português;
– Informática;
– Raciocínio lógico;
– Noções de Direito Administrativo; e
– Noções de Direito Constitucional.
Atribuições do cargo
Do último edital, pode-se extrair as atribuições do cargo de Agente Administrativo, quais sejam:
– Realização de atividades de nível médio, de grande complexidade, envolvendo a apresentação de solução para situações novas, a necessidade de constantes contatos com autoridades de média hierarquia, com técnicos de nível superior e/ou contatos eventuais com autoridades de alta hierarquia e abrangendo planejamento em grau auxiliar e pesquisas preliminares realizadas sob supervisão indireta, predominantemente técnica, visando à implementação das leis, regulamentos e normas referentes à administração geral e específica;
– Supervisão dos trabalhos que envolvam a aplicação das técnicas de pessoal, orçamento, organização, métodos e materiais executados por equipes auxiliares, chefia de secretarias de unidades da mais alta linha divisional da organização.
Agente de Polícia Federal
Já para a área policial, o último certame foi realizado em 2018 e também foi organizado pelo CEBRASPE. Foram contemplados os cargos de Delegado de Polícia Federal, Perito Criminal Federal, Agente de Polícia Federal, Escrivão de Polícia Federal e Papiloscopista Policial Federal.
O cargo de Agente de Polícia Federal exige diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e possui as seguintes atribuições:
Atribuições do cargo
– Investigar atos ou fatos que caracterizem ou possam caracterizar infrações penais, observada a competência da Polícia Federal;
– Proceder à busca de dados necessários;
– Executar todas as tarefas necessárias à identificação, ao arquivamento, à recuperação, à produção e ao preparo dos documentos de informações;
– Executar todas as atividades necessárias à prevenção e repressão de ilícitos penais da competência da Polícia Federal;
– Conduzir veículos automotores, embarcações e aeronaves;
– Auxiliar a autoridade policial em todos os atos de investigação, cumprir medidas de segurança orgânica;
– Desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.
Conteúdos abordados no último edital
– Língua Portuguesa;
– Noções de Direito Administrativo;
– Noções de Direito Constitucional;
– Noções de Direito Penal;
– Noções de Direito Processual Penal;
– Legislação Especial;
– Estatística;
– Raciocínio Lógico;
– Informática; e
– Contabilidade Geral.
Nomeações anteriores
Em maio deste ano, o Decreto nº 9.801/2019 autorizou a nomeação de candidatos aprovados no concurso para os cargos do Quadro de Pessoal da Polícia Federal. O Decreto visou a convocação de 500 aprovados e classificados dentro do quantitativo de vagas, e 547 aprovados fora do número de vagas originalmente previsto para pronto provimento.
A nomeação dos 1047 candidatos é de responsabilidade do Diretor-Geral da Polícia Federal. Dessa forma, as vagas serão distribuídas dentre os cargos de Delegado, Perito Criminal, Agente de Polícia Federal, Escrivão e Papiloscopista, conforme a disposição legal.
Se você almeja essa carreira, não espere para iniciar seus estudos. Uma preparação consistente é garantia de aprovação. Pensando nisso, o CERS acaba de lançar o CERS Play, um sistema de assinaturas com preparatórios para provas de vários órgãos públicos. Pagando um valor fixo por mês, você tem acesso a todos os cursos da área de Carreiras Policiais, inclusive os preparatórios específicos que serão lançados após a publicação dos editais mais esperados. Você quer conquistar sua vaga e mudar de vida? Então, clique aqui e vamos evoluir juntos!
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques