Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Passei no vestibular de Direito: o que fazer?

Avatar de
Por:
Publicado em 13/01/2017, às 10:43

Enganou-se quem pensava que viveria um mar de rosas depois de passar no vestibular. Após a aprovação, entra-se em um novo patamar, o de bacharel em Direito e, como grandes conquistas trazem grandes responsabilidades, o estudante deve estar preparado para o novo universo que se abre.

De maneira geral, os recém-aprovados chegam às universidades ainda muito “verdinhos”, sem conhecer todos os detalhes das burocracias exigidas, dinâmica das aulas, materiais de estudos, entre outros.

Mas, calma! Nada de desespero. Depois de comemorar o seu nome no listão, e de ficar por dentro de todos os macetes para passar pela faculdade de Direito sem dificuldades, chegou a hora de pensar e se preparar para a vida universitária. Para ajudar você que ainda está meio perdido, o CERS reúne dicas sobre os itens mais importantes. Confira!

Atenção para o dia da matrícula:

Esse é primeiro passo do calouro de Direito: checar as datas da matrícula. Para isso, vale tudo: acompanhar o site da faculdade, novidades nas redes sociais, ligar e mandar e-mail para a coordenação do curso, se informar com os veteranos e etc. O importante é não perder o prazo.

Algumas instituições divulgam o cronograma de matrículas juntamente ao edital de abertura das inscrições, outras só definem o prazo com a divulgação da lista de aprovados. Se definido antecipadamente, você pode conferir a data no Manual do Candidato ou outro documento do processo seletivo.

Fique de olho na documentação:

Para não ter surpresas no dia da matrícula, é essencial organizar e separar toda a documentação pessoal e acadêmica exigida com bastante antecedência. Esse é um ponto que pode variar muito entre as instituições, por isso, é válido ler com atenção o edital e fazer uma lista dos itens exigidos.

Mas, no geral, as faculdades exigem a apresentação de foto 3×4, certidão de nascimento, identidade, CPF, título de eleitor, certificado de reservista, comprovante de endereço, comprovante de conclusão do ensino médio e histórico escolar. Algumas universidades ainda pedem documentos mais específicos, em situações especiais, como no caso de alunos cotistas e bolsistas. O importante é permanecer atento ao prazo, horário e local e não deixar a matrícula para a última hora.

A certeza na hora de organizar a grade de horário

Uma vez efetivada a matrícula, geralmente, o estudante recebe um documento (seja impresso ou virtual) com as disciplinas em que ele foi matriculado, junto à carga horária, créditos, horários das aulas e outras informações. Algumas instituições elaboram até uma programação especial para dar boas-vindas aos calouros.

Nesse primeiro momento, a maioria dos estudantes seguem com as disciplinas já propostas pela grade. No entanto, vale a pena olhar as disciplinas eletivas (ou não-obrigatórias) oferecidas no seu e em outros cursos. Vale a pena aproveitar esses primeiros semestres para adiantar a temida carga horária complementar, exigida em todos as graduações.

Se liga no material de estudos

Livros, resumos, anotações do professor devem ser seus melhores amigos no curso de Direito: um bom caderno de anotação pode ser o tesouro da sua graduação. A leitura diária de informativos dos tribunais superiores também é uma forma de você aprender bastante, por isso tente desde já se familiarizar. Os informativos são didáticos e bem explicativos, ajudando-o a compreender a teoria na prática.

Com essas dicas, é hora de descansar e aguardar o início das aulas. Uma boa opção para esse momento de espera é aproveitar para conhecer melhor o curso e a universidade. Muitos Diretórios Acadêmicos possuem programações para alunos novatos.

Lembre-se: a universidade é completamente distinto da escola, por isso, as palavras de ordem são organização, paciência, interesse e dedicação. Isso pode ser o diferencial para uma trajetória durante o bacharelado em Direito.

Leia também: Retrospectiva 2016: atualize seu material de estudo

Você pode se interessar por:

CURSO RETROSPECTIVA 2016.2

CURSOS PREPARATÓRIOS PARA O EXAME DE ORDEM

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a