Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Parecer estabelece demissão como punição para assédio sexual no serviço público

Avatar de Gabryelle Araujo
Por:
Publicado em 19/09/2023, às 08:39 Atualizado em 21/09/2023 às 17:27

Olá, concurseiros! Segunda-feira, 4 de setembro, o presidente Lula aprovou parecer da AGU que
estabelece punição de demissão para os casos de assédio sexual no serviço público.

O que mudou

Anteriormente a atual decisão do presidente, nem todos os casos de assédio sexual no trabalho eram punidos com demissão para quem o praticava, já que antes, o assédio sexual não tinha tipificação prevista na legislação e era visto como violação aos deveres do servidor. A partir de agora, o assédio sexual obrigatoriamente será classificado como uma conduta passível de demissão. Ainda falando sobre mudanças, conforme o parecer da AGU, para caracterizar o assédio, não será obrigatório que o agressor tenha uma posição hierárquica superior à vítima, o que antes, tinha relevância.

Novo parecer

Agora, segundo o novo parecer, os casos de assédio que forem devidamente investigados serão categorizados como uma das condutas proibidas para os servidores públicos, sujeitas à pena de demissão. A base legal para este parecer está nos artigos 117 e 132 da Lei nº 8.112/90. O< primeiro artigo proíbe o servidor de “utilizar seu cargo para obter vantagens pessoais ou de terceiros, prejudicando a integridade da função pública”. O segundo estipula que um servidor que se envolver em “comportamento público indecente e desonroso nas dependências da repartição” será punido com demissão.

Além disso, no contexto administrativo, serão equiparadas como assédio sexual as mesmas ações definidas no Código Penal como delitos contra a dignidade sexual, que são alguns exemplos:

  • – Estupro
  • – Assédio sexual
  • – Estupro de vulnerável
  • – Divulgação de imagens íntimas ou de pornografia

Estatísticas

Pesquisas apontam que em média, por ano, são registrados 52 mil casos de assédio no trabalho. Cerca de 18,3% das mulheres já sofreram assédio sexual no trabalho, percentual cinco vezes maior que o dos homens. Dados apontam que muitas pessoas sofrem diariamente, mas não denunciam por medo de serem demitidas dos seus cargos, já que quem geralmente comete o crime de assédio sexual está quase sempre em uma posição hierárquica superior a da vítima.

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Gabryelle Araujo
Por:
Jornalista

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a