Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Pare de procrastinar e foque na sua aprovação

Beatriz Pessoa
Por:
Publicado em 19/06/2023, às 09:48 Atualizado em 19/06/2023 às 10:51

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Procrastinar, a famosa palavra: empurrar com a barriga. Qual concurseiro não se pegou fazendo isso? A procrastinação é um problema extremamente comum na nossa sociedade atualmente e afeta milhares de pessoas, gerando uma angústia. Este tipo de problema pode ocorrer em diferentes áreas da vida e prejudicar o alcance de metas e objetivos.

não procrastinar

Se você se considera uma pessoa assim, que vive deixando as coisas para depois e se sentindo sobrecarregado por não conseguir cumprir suas responsabilidades, saiba que não está sozinho. Entretanto, apesar de procrastinar ser algo comum, esse hábito não precisa fazer parte da sua vida.

No entanto, existem algumas estratégias que podem ajudá-lo a superar esse problema e manter-se produtivo em seus estudos. Vou listar algumas dicas para evitar a procrastinação, confira:

1- Divida as tarefas em partes menores

Sabemos que um dos problemas da procrastinação é um grande nível de tarefas, que podem parecer assustadoras e te levar a procrastinar. Portanto, dividir as metas em tarefas menores e mais gerenciáveis, vai te permitir que você veja o progresso e seja mais motivado para continuar.

2- Pratique a técnica Pomodoro

Caso você nunca tenha praticado essa técnica, chegou a hora de você testar!

Essa técnica envolve dividir o tempo de estudo em períodos de trabalho de 25 minutos, seguidos por um intervalo curto de 5 minutos. Após quatro períodos de trabalho, faça uma pausa mais longa de 15 a 30 minutos. Essa abordagem pode ajudar a manter a concentração e consequentemente evitar a procrastinação.

3- Crie um cronograma de estudo

Uma das dicas fundamentais é a criação de um bom cronograma de estudos. O cronograma pode te ajudar tanto a não procrastinar como a conquistar a sua aprovação de forma eficiente. A elaboração de um plano de estudo realista e que de fato organize seu tempo de forma eficiente é o ideal para o concurseiro. Estabeleça horários fixos para estudar e siga o cronograma o máximo possível.

Um cronograma com certeza vai te ajudar a criar uma rotina mais leve e determinada, além de evitar que você adie suas sessões de estudos.

4- Encontre um local adequado para estudar

Assim, como todas as dicas passadas acima, o bom local de estudos é essencial para quem realmente é concurseiro. Um ambiente tranquilo e livre de distrações é indispensável para se concentrar nos estudos. Procure um local calmo, organize seu espaço de estudo e certifique-se de ter todos os materiais necessários ao seu alcance. Desta forma, o seu celebro irá entender que aquele local é o seu ambiente de estudos e você terá uma concentração melhor.

5- Foque 100% na sua aprovação

Focar 100% na aprovação do concurso e evitar a procrastinação requer disciplina e comprometimento. Por isto, defina metas de curto prazo, elimine distrações digitais, estabeleça um ambiente de estudo adequado, estabeleça uma rotina diária, pratique autorregulação, cuide de si mesmo e o mais importante é identifique e enfrente as causas que te levam a procrastinação.

Lembre-se de que é normal ter momentos de cansaço ou falta de motivação ao longo do processo de estudo. Se você se encontrar procrastinando, não se sinta culpado. Faça uma pausa breve, retome o foco e continue em frente. O importante é persistir e manter um compromisso consistente com seu objetivo.

Espero que esse conteúdo, preparado com muito conhecimento, te ajude a se tornar um concurseiro de alto nível, com mais organização e produtividade. Se você não conhece ainda os nossos serviços e produtos dos CERS, que te convidar para conhecer mais sobre os nossos cursos e metodologia de ensino. Nosso trabalho é te ajudar nessa jornada de estudos, te tornar um candidato de alto nível e desempenho e claro te ajudar a atingir sua tão sonhada aprovação.

Nós te orientamos e acompanhamos até o final de toda a sua trajetória de estudos, para que você atinja seu potencial máximo e consiga passar no certame escolhido. Venha conhecer nossos serviços!

Gostou desse conteúdo? Então continue nos acompanhando e até a próxima matéria.

Vamos juntos!

Leia também:

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Beatriz Pessoa
Por:
Autor

Estagiaria de Conteúdo. Estudante de Direito. Especialista em Mediação e Conciliação Extrajudicial

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a