MENU

Todas as regiões

FECHAR

Panorama de concursos para Defensorias

Por:
Publicado em 02/02/2023, às 16:08 Atualizado em 02/02/2023 às 16:13

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

É concursos para Defensorias que você quer? Então esteja preparado, pois o ano de 2023 promete ser bastante produtivo em se tratando de ofertas de novos editais de concursos para Defensorias. Várias delas já indicaram a realização de concursos em 2023 e já tem algumas Defensorias com certames adiantados, com regulamento publicado e comissão formada.

Leia também: Boate Kiss entenda o caso o processo e as polêmicas

Panorama de concursos para Defensorias

Vejamos abaixo algumas Defensorias cujos editais de concursos estão previstos e em andamento:

DPE-RJ – Concurso Previsto

DPE-AL – Concurso Previsto

DPE-DF – Concurso Previsto

DPE-PA – Em breve

DPE-MG – Regulamento Publicado

DPE-ES – Comissão Formada

Salários atrativos dos concursos para Defensorias

Dentro da Carreira da Advocacia Pública, os concursos para Defensorias estão entre os que pagam melhor. O salário base inicial está na média dos R$ 22 mil, mas facilmente passa dos R$ 30 mil por conta de vantagens e comissões. Desta forma, a remuneração se mostra bastante atrativa para quem deseja ser Defensor Público.

Atribuições do e diferenciais da carreira

De acordo com a professora do CERS Mayara Tachy, que é Defensora Pública na DPE-DF, um dos grandes diferenciais do cargo é a satisfação em poder prestar serviço aos assistidos que, muitas vezes, estão em situação de vulnerabilidade. “É muito gratificante você saber que a sua função pode fazer a diferença na vida das pessoas. Comumente, nos deparamos com casos onde os assistidos não tem qualquer noção dos seus diretos e cabe a nós orientá-los e garantir uma assistência jurídica de qualidade”, ressalta.

Vocação para trabalhar com pessoas

O Defensor Público Federal e também professor do CERS Holdem Macedo, destaca outro ponto importante que deve ser levado em conta na hora de optar pela carreira. “O Defensor precisa ter em mente que é preciso gostar de trabalhar com pessoas. O tempo todo lidamos com pessoas que buscam a nossa assistência e muitas vezes chegam em uma situação extremamente vulnerável. Cabe a nós ter sensibilidade e conhecimento para prestar o melhor serviço possível”, diz Holdem, alertando que é preciso levar em conta essa questão na hora de optar por concursos para Defensorias..  

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques