Outubro rosa: o CERS apoia essa causa!
O que é?
O câncer de mama, como o próprio nome diz, afeta as mamas, que são glândulas formadas por lobos, que se dividem em estruturas menores chamadas lóbulos e ductos mamários. Segundo a Estimativa sobre Incidência de Câncer no Brasil, 2014-2015, produzida pelo Inca, o Brasil terá 576 mil novos casos de câncer por ano. Desses, 57.120 mil serão tumores de mama.
Quando é diagnosticado e tratado ainda na sua fase inicial (quando o nódulo é menor que 1 centímetro) as chances de cura do câncer de mama chegam a 95%. Tumores desse tamanho são pequenos demais para serem detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia.
Diagnóstico Precoce
Sendo o diagnóstico precoce é a melhor estratégia, a principal arma de prevenção é a mamografia, realizada uma vez por ano em todas as mulheres com 40 anos ou mais. É a partir dessa idade que o risco da doença começa a aumentar significativamente.
A mamografia é o único exame diagnóstico capaz de detectar o câncer de mama quando ele ainda tem menos de 1 centímetro. Com esse tamanho, o nódulo ainda não pode ser palpado. Mas é com esse tamanho que ele pode ser curado em até 95% dos casos.
Fica a dica: aplicativo Clue
O aplicativo é uma ferramenta simples e eficaz de te manter informada sobre o que está acontecendo com o corpo e a saúde durante todo o ciclo menstrual. Além disso, o app permite ativar alarmes diários para a pílula, outro para o melhor dia para fazer o auto-exame de mama, o alarme da TPM, além de um mapa de quando o ciclo menstrual se aproxima.
Outubro rosa: o CERS apoia essa causa!
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques